A Bienal Internacional de Cabaret (BIC), organizada pela Selvática Ações Artísticas, chega à sua segunda edição, reafirmando a importância de ser um espaço de encontro, discussão e prática cabaretera.
Com o tema Variedades em Rede!, o evento acontece entre os dias 25 e 29 de setembro em Curitiba, oferecendo uma programação diversificada, com cabarés do Brasil, México e Argentina, gratuitamente.
- Leia também: Mil graus de arte brasileira em São Paulo
Apesar de o termo cabaré ser frequentemente associado a ambientes noturnos e boêmios, na América Latina, o teatro cabareteiro tem sido explorado como uma tradição artística rica, que abrange teatro de revista, teatro de rua, circo, performance popular e outros gêneros. Entre os destaques da BIC 2024 está o espetáculo mexicano Qué com Quique Quinto, que traz para Curitiba um dos principais grupos de cabaré infantil.
“No México, o cabaré infantil, conhecido como cabaretine, ocupa teatros e espaços alternativos com obras críticas e divertidas. O cabaré oferece inúmeras formas de comunicação com a infância, mesclando teatro, dança, palhaçaria e mágica em performances interativas e dinâmicas,” diz Ricardo Nolasco, curador da Bienal.
Outro destaque da programação é Lucy – A história cabareteada das mulheres, do grupo mexicano Las Reinas Chulas, uma companhia teatral exclusivamente feminina, ativa desde 1998 e voltada para o ativismo feminista. O grupo organiza o Festival Internacional de Cabaret na Cidade do México há mais de 20 anos, utilizando humor e sátira para criticar e romper com padrões estéticos e sociais impostos à mulher na sociedade patriarcal.
De Belo Horizonte, a Plataforma de Criação Divinas Tetas apresenta o Cabaré das divinas tetas, um show de variedades que explora o grotesco, a palhaçaria e o burlesco em uma performance que envolve intimamente o público. O espetáculo busca criar novas dramaturgias cômicas que valorizem os protagonismos femininos e LGBTQIAPN+, abordando questões de identidade de forma artística e sensível.
América Latina
Além dessas atrações, artistas de Buenos Aires, Curitiba e Rio de Janeiro integram a programação, com performances que acontecem no Espaço Fantástico das Artes, na Caixa Cultural, no Janaíno Vegan Bar, no Ginger Bar e nas ruas de Curitiba.
No último dia, 29 de setembro, o Domingão de Variedades reúne números curtos de artistas locais e convidados especiais, explorando diferentes vertentes do cabaré, como burlesco, drag king, drag queen, cuir, palhaçaria, música e performance.
Como parte da programação educativa, haverá um minicurso sobre a linguagem do cabaré, promovendo a formação de novos artistas e fortalecendo a rede de criadores da América Latina.
Selvática Ações Artísticas
Fundada em 2011, a Selvática Ações Artísticas é uma rede colaborativa de criação e gestão que investiga o cabaré como uma prática indisciplinar, mesclando arte e política. Seus trabalhos já foram apresentados em diversas cidades da América Latina, Europa e África.
Bienal Internacional de Cabaret
Onde: Espaço Fantástico das Artes, Caixa Cultural, Janaíno Vegan Bar, Ginger Bar e ruas de Curitiba
Quando: 25 a 29 de setembro de 2024
Quanto: Entrada franca, sujeita à lotação. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.