A terceira edição da Telúrica – Festival Feito por Palhaças acontecerá de 10 a 15 de dezembro de 2024, em Curitiba. As inscrições para o evento estão abertas até o dia 7 de outubro e selecionarão espetáculos de rua e números para o Cabaré, que farão parte da programação que contará com atrações artísticas em teatros e nas ruas, além de oficinas e bate-papos.

Podem se inscrever mulheres trans e cis, homens trans, pessoas não binárias e toda a comunidade LGBTQIAPN+ de qualquer região do Brasil. O link para inscrições está disponível aqui.

Inscrições abertas para terceira edição da Telúrica. Foto Susan Sena.

O festival adota o modelo de contribuição espontânea, conhecida como “passar o chapéu,” para todas as atrações. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sucesso no Fringe

Em 2024, a Telúrica integrou a programação do Fringe, parte da 32ª edição do Festival de Curitiba. é o primeiro festival desse tipo no Paraná e se insere no movimento nacional que valoriza a palhaçaria feita por mulheres e minorias em outros estados. O sucesso de público foi visto como um marco de uma transformação histórica no humor nacional.

Palhaçaria feita por mulheres em ascensão no humor nacional. Foto: Susan Sena

Pois, o festival busca não só expandir a presença da palhaçaria feita por mulheres, um movimento que cresceu nas últimas décadas, mas também criar uma linguagem própria, que combina humor com reflexões sobre diversidade e o papel da mulher na sociedade. A edição de dezembro chega para consolidar o evento no calendário anual de festivais culturais do país.

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile