Curitiba será palco da primeira edição da Makunfest, um evento que promete 12 horas de samba de terreiro, neste sábado, 28 de setembro de 2024, no Espaço Torres Jardim Botânico. O festival reunirá grandes nomes da nova e velha guarda do samba de terreiro, como Tião Casemiro, Joia do Couro, Juliana D Passos, Yebandá, Pureza do Atabaque, Tambores do Paraná e Adri Batista, além de convidados especiais.

No contexto das tradições afro-brasileiras, o termo “samba de terreiro” tem dois significados. O mais comum refere-se ao samba que não é samba-enredo de escola de samba, ou seja, um subgênero do samba surgido nos terreiros das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, na década de 1930.

Sua estrutura tradicional possui duas partes, com versos que podem ser improvisados. Em 2007, o IPHAN reconheceu oficialmente as matrizes do samba do Rio de Janeiro, incluindo o samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo.

Tambores do Paraná: 12 horas de samba de terreiro no 1º Makunfest. Foto: divulgação

No entanto, o festival traz outra abordagem de “samba de terreiro”, relacionada aos espaços de celebração das religiões afro-brasileiras, onde esses sambas nasceram e são transmitidos de geração em geração, sempre acompanhados pelos tambores  do candomblé. “Será um momento que extrapola a religião, uma união que levará a voz do povo de Santo além de suas casas, espalhando nosso canto e nosso axé”, afirma Leslie Camargo, idealizadora do evento.

Encontro de dois mundos

Na verdade, as duas acepções do samba de terreiro se encontram na Makunfest, que contará com um elenco de peso, celebrando o gênero em Curitiba. A produção da festa está a cargo da LAM Produções e Eventos, e a proposta é dar visibilidade a essa vertente musical. “Várias vertentes da música, como o sertanejo, o rock e a MPB, têm grandes festivais. Por que não um festival de samba de terreiro?”, questiona Leslie.

A Makunfest também promove a solidariedade, oferecendo ingresso com 50% de desconto para quem doar 1 kg de alimento ou 1 kg de ração para pet, a serem entregues no dia do festival. O evento contará com áreas diferenciadas, como camarote, área VIP e pista, além de bares e uma praça de alimentação. As mesas já estão esgotadas.

Conheça cada uma das atrações do Makunfest:

Tião Casemiro: O carioca Tião Casemiro começou a cantar aos 9 anos e se tornou um dos ogans mais respeitados do Brasil. Ganhou notoriedade em 1994, no ‘Festival das Religiões da Natureza’, no Maracanãzinho. Atualmente, atua como ogan em Jacarepaguá e leva o samba de terreiro pelo país.

Joia do Couro: Com apenas 22 anos, o paulista Joia do Couro é um destaque da nova geração do samba de terreiro. Ele reúne mais de 760 mil seguidores nas redes e atrai multidões. Foi um dos destaques da 2ª Marcha Para Exú, em São Paulo.

Juliana D Passos: Cantora há 24 anos, Juliana é produtora e responsável por séries no YouTube que homenageiam a cultura afro-brasileira, como Juliana D Passos e a Macumbaria. Seu canal ultrapassa 40 milhões de visualizações.

Pureza do Atabaque: Luan Pureza, com mais de 500 mil seguidores, é cantor, compositor e curimbeiro. Ele se prepara para gravar seu primeiro DVD e depois animar o público da Makunfest com sua música e espiritualidade.

Tambores do Paraná: Além das apresentações musicais, o grupo promove a união dos terreiros e combate a intolerância religiosa. Também ensina atabaque, canto e curimba através do Grupo Escola Tambores do Paraná.

Adri Batista: Grande intérprete do samba de terreiro, Adri Batista é reconhecida como “a oração cantada”. Há mais de 20 anos, dá voz à música nascida nos terreiros e revisita sucessos de Clementina de Jesus e Clara Nunes. Levará convidados especiais ao Makunfest.

Yebandá: Banda curitibana criada em 2021, homenageia Iemanjá. Com Ber Domingues como voz principal, o grupo é sucesso na capital e celebra a musicalidade afro-brasileira com a força dos Orixás.

OKAN: A banda de Curitiba que acompanha Joia do Couro, Luan Pureza e Tião Casemiro, realiza eventos beneficentes e leva o axé e o amor ao público. O projeto também é focado em caridade e apoio aos necessitados.

Makunfest – Festival de Samba de Terreiro

Quando: 28 de setembro de 2024 (sábado), a partir das 11h30

Onde: Espaço Torres Jardim Botânico, na Rua Pergentina Silva Soares, 159

Quanto: R$ 70 (meia-entrada) + taxa no Disk Ingressos

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile