A partir de terça-feira, dia 8 de outubro, o Sesc Pompeia inaugura a exposição A Natureza das Coisas – Carlito Carvalhosa, a primeira exposição retrospectiva da obra instalativa do artista falecido em 2021

A mostra ocupará o galpão principal do espaço projetado por Lina Bo Bardi e conta com curadoria de Luís Pérez-Oramas e Daniel Rangel, além da curadoria adjunta de Lúcia Stumpf.

Montagem da exposição de Carlito Carvalhosa no Sesc Pompeia. Foto: Reprodução/Facebook do Sesc Pompeia

As obras selecionadas evocam os principais materiais utilizados pelo artista em suas instalações, como postes de iluminação pública, lâmpadas fluorescentes, tecidos e gessos, além de ativações sonoras. A exposição seguirá os projetos originais de Carvalhosa, replicando fielmente suas criações.

A exposição contará com recursos de acessibilidade, como mapa tátil, Libras e audiodescrição das obras, disponíveis por meio do aplicativo Musea, acessível na Apple Store e Play Store.

Legado

A retrospectiva celebra o legado do artista paulista, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. Carlito foi o primeiro brasileiro vivo a ter uma exposição solo no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em 2011. Ele faleceu em 2021, aos 59 anos, poucos dias após o Museu Guggenheim adquirir uma de suas obras.

A Natureza das Coisas – Carlito Carvalhosa

Onde: Sesc Pompeia, São Paulo

Quando: de 8 de outubro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025

Quanto: entrada gratuita

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile