A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir de 23 de outubro, a exposição O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia, com uma seleção das principais obras da fotógrafa baiana. A mostra celebra a vida e a trajetória de Lita Cerqueira, pioneira ao retratar a cultura e o cotidiano do povo negro no Brasil, em um acervo composto por mais de 50 mil imagens.

A exposição é dividida em sete núcleos curatoriais, que têm como foco a ancestralidade e o pertencimento. Cada núcleo reflete a perspectiva de Lita, uma mulher negra, sobre as tradições, histórias e lutas do seu povo. Suas obras, todas em preto e branco, revelam a sensibilidade e a força de quem viveu intensamente o Brasil do fim do século XX até os dias de hoje.

A “voz de Deus”: Milton Nascimento fotografado por Lita Cerqueira. Foto: Divulgação

Lita, uma Pioneira

 

Lita Cerqueira, nascida em Salvador, é reconhecida como a primeira fotógrafa negra da Bahia e uma das primeiras mulheres a romper as barreiras em um segmento tradicionalmente masculino e branco. Aos 72 anos, ela continua sendo uma referência importante na documentação visual da cultura afro-brasileira, utilizando sua câmera para dar visibilidade a pessoas e histórias muitas vezes invisibilizadas.

A fotografa baiana Lita Cerqueira ganha uma grande exposição na Caixa Cultural de Salvador. Foto: Dvulgação

A mostra estará em cartaz até 29 de dezembro na CAIXA Cultural Salvador, com entrada gratuita.

Serviço Onde: CAIXA Cultural Salvador
Quando: 23 de outubro a 29 de dezembro de 2024
Quanto: Entrada gratuita

 

Compartilhar.
Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile