O cineasta americano Francis Ford Coppola será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A entrega do prêmio acontecerá no encerramento do evento, em 30 de outubro, seguida da exibição do mais recente filme do diretor, Megalópolis, que estreou no Festival de Cannes e ainda não foi exibido no Brasil. O longa é distribuído no Brasil pela O2 Play, que também viabilizou a vinda de Coppola ao país.
Coppola será agraciado pela sua contribuição ao desenvolvimento do audiovisual ao longo das últimas cinco décadas. A escolha do cineasta para receber o Prêmio Leon Cakoff “reconhece seu papel visionário, sua arte da desmesura e a fé no cinema que transcende o tempo”, segundo a organização da Mostra.
A carreira de Francis Ford Coppola é marcada por filmes que definiram eras e moldaram o cinema mundial. Sua filmografia inclui títulos como a trilogia O Poderoso Chefão, o premiado A Conversação, além de produções mais recentes como Velha Juventude e Tetro, e o épico Apocalipse Now.
A exibição de Megalópolis encerrará a Mostra após a distribuição dos prêmios do evento. O filme é um épico romano, ambientado em uma versão imaginada da América moderna, e foi gestado por Coppola ao longo de 40 anos. O diretor investiu sua própria fortuna na produção para concluí-lo. “Assim como não se pode gerar um bebê sem fazer amor, não é possível criar sem correr riscos”, costuma afirmar em entrevistas.
Receita de Pizza
Uma parte da pesquisa para Megalópolis foi realizada em Curitiba, em 2003. Coppola se instalou na capital paranaense para estudar a revolução urbanística promovida pelo arquiteto e ex-prefeito Jaime Lerner (1937-2021) nos anos 1970 e 1980 e se inspirou em algumas intervenções urbanas curitibanas para criar o roteiro do filme sobre o qual trabalha há 40 anos.
Dessa passagem pela cidade, ficou registrada a criação de uma pizza que leva o nome do diretor, na tradicional cantina A Pamphylia, que Coppola frequentava quase todos os dias. A pizza, com massa dupla, molho de tomate, azeite de oliva e manjericão fresco.
Em seu livro de crônicas Quem Cria Nasce Todo Dia, Jaime Lerner revela que manteve o contato e a amizade com o direror por muitos anos: “Ninguém supera os filmes extraordinários, os vinhos, nem a coleção de camisas estampadas de Coppola”, escreveu Lerner no livro.
Nova Roma
Megalópolis se passa na cidade de Nova Roma, onde o brilhante artista César Catilina (interpretado por Adam Driver) busca construir um futuro utópico e idealista, enquanto enfrenta o prefeito Franklyn Cícero (Giancarlo Esposito), um defensor do status quo retrógrado, marcado pela ganância e interesses particulares.
No meio do conflito está a socialite Julia Cícero (Nathalie Emmanuel), filha do prefeito, cujo amor por César divide sua lealdade e a força a refletir sobre o que realmente acredita que a humanidade merece.