O cineasta americano Francis Ford Coppola será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A entrega do prêmio acontecerá no encerramento do evento, em 30 de outubro, seguida da exibição do mais recente filme do diretor, Megalópolis, que estreou no Festival de Cannes e ainda não foi exibido no Brasil. O longa é distribuído no Brasil pela O2 Play, que também viabilizou a vinda de Coppola ao país.

Coppola será agraciado pela sua contribuição ao desenvolvimento do audiovisual ao longo das últimas cinco décadas. A escolha do cineasta para receber o Prêmio Leon Cakoff “reconhece seu papel visionário, sua arte da desmesura e a fé no cinema que transcende o tempo”, segundo a organização da Mostra.

A carreira de Francis Ford Coppola é marcada por filmes que definiram eras e moldaram o cinema mundial. Sua filmografia inclui títulos como a trilogia O Poderoso Chefão, o premiado A Conversação, além de produções mais recentes como Velha Juventude e Tetro, e o épico Apocalipse Now.

A exibição de Megalópolis encerrará a Mostra após a distribuição dos prêmios do evento. O filme é um épico romano, ambientado em uma versão imaginada da América moderna, e foi gestado por Coppola ao longo de 40 anos. O diretor investiu sua própria fortuna na produção para concluí-lo. “Assim como não se pode gerar um bebê sem fazer amor, não é possível criar sem correr riscos”, costuma afirmar em entrevistas.

Cena de ‘Megalópolis’ que será lançado no Brasil na Mostra de São Paulo. Foto: Divulgação

Receita de Pizza

Uma parte da pesquisa para Megalópolis foi realizada em Curitiba, em 2003. Coppola se instalou na capital paranaense para estudar a revolução urbanística promovida pelo arquiteto e ex-prefeito Jaime Lerner (1937-2021) nos anos 1970 e 1980 e se inspirou em algumas intervenções urbanas curitibanas para criar o roteiro do filme sobre o qual trabalha há 40 anos.

Dessa passagem pela cidade, ficou registrada a criação de uma pizza que leva o nome do diretor, na tradicional cantina A Pamphylia, que Coppola frequentava quase todos os dias. A pizza, com massa dupla, molho de tomate, azeite de oliva e manjericão fresco.

Em seu livro de crônicas Quem Cria Nasce Todo Dia, Jaime Lerner revela que manteve o contato e a amizade com o direror por muitos anos: “Ninguém supera os filmes extraordinários, os vinhos, nem a coleção de camisas estampadas de Coppola”, escreveu Lerner no livro.

Nova Roma

Megalópolis se passa na cidade de Nova Roma, onde o brilhante artista César Catilina (interpretado por Adam Driver) busca construir um futuro utópico e idealista, enquanto enfrenta o prefeito Franklyn Cícero (Giancarlo Esposito), um defensor do status quo retrógrado, marcado pela ganância e interesses particulares.

No meio do conflito está a socialite Julia Cícero (Nathalie Emmanuel), filha do prefeito, cujo amor por César divide sua lealdade e a força a refletir sobre o que realmente acredita que a humanidade merece.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile