Depois de conquistar o prêmio da mostra Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza, e o Prêmio Especial do Júri –à atriz Jamilli Corrêa –, no Festival do Rio, o filme Manas, de Marianna Brennand, está na seleção oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O primeiro longa de ficção da cineasta será exibido no dia 19 de outubro, às 20h50, no Cinesesc, com uma segunda sessão no dia 26, às 13h30, no Espaço Augusta.
“A Mostra faz parte da minha formação como diretora, e estar presente este ano exibindo meu primeiro filme de ficção é uma alegria imensa. Espero que a conexão que Manas desperta continue crescendo e que essa exibição em São Paulo nos aproxime ainda mais das pessoas impactadas pela história de Marcielle”, disse a diretora.
Rodado na Amazônia, o filme traz a estreante Jamilli Corrêa no papel principal, junto a Dira Paes, Fátima Macedo, Rômulo Braga e Nena Inoue – atriz e diretora que dirigirá o primeiro espetáculo do Festival de Curitiba em 2025.
Manas narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Corrêa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) com a família. Ela admira a irmã mais velha, Claudinha, que partiu após “arrumar um homem bom”. Tielle, porém, vê suas idealizações desmoronarem e decide confrontar o ciclo de violência familiar e comunitária.
Realismo
A ideia do filme surgiu quando Marianna tomou conhecimento de casos de exploração sexual de crianças nas balsas do Rio Tajapuru. Em 2014, ela ganhou um edital da Ancine para desenvolvimento do roteiro, realizando várias pesquisas de campo. Inicialmente, seria um documentário, mas a diretora optou por uma abordagem de hiper-realismo, evitando expor as vítimas.
“Seria cometer mais uma violência contra elas. Por isso, ancorei o filme em um realismo, sem desviar da vivência dessas mulheres”, explica Marianna Brennand.
Uma das atrizes mais premiadas do cinema nacional, Dira Paes interpreta a policial Aretha. Jamilli Corrêa, selecionada para o papel de Marcielle sem experiência prévia, surpreendeu pela técnica e força em cena. “A Jamilli tem uma inteligência cênica impressionante e imprime muitas nuances na tela”, elogia a diretora.
Manas, na Mostra Internacional de São Paulo
Onde: Cinesesc e Espaço Augusta, São Paulo/SP
Quando: 19/10, às 20h50 (Cinesesc) e 26/10, às 13h30 (Espaço Augusta)
Quanto: Consulte valores no site oficial