Francisco de Assis França, conhecido como Chico Science, nasceu e morreu em um dia de domingo. Veio à luz no dia 13 de março de 1966, no Hospital Evangélico, no bairro da Torre, em Recife. Próximo ao hospital, o rio Capibaribe, eternizado pelo poeta João Cabral de Melo Neto como “o cão sem plumas”, circunda a área de manguezais que moldaria o espírito criativo de Chico. No entanto, a vida do gênio do Manguebeat foi interrompida também em um domingo, 2 de fevereiro de 1997, em um trágico acidente de carro, apenas um mês antes de completar 31 anos.
Pela primeira vez, a biografia Criança de Domingo, escrita pelo jornalista paraibano José Teles, resgata de forma aprofundada a história do artista revolucionário do pop brasileiro. A obra, será lançada nesta quarta (23) pela Editora Belas Letras e revisita a trajetória de Chico Science, por meio de depoimentos inéditos, pesquisas detalhadas e um mergulho nas raízes culturais que moldaram o som e a filosofia do Manguebeat. José Teles conviveu com Chico, presenciando os bastidores das criações mais importantes da Nação Zumbi.
-
Leia Também: Livro reúne 500 frases marcantes de letra de canções
Foram apenas dois álbuns, Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, mas que marcaram profundamente a música brasileira e global. Criança de Domingo vai além dos discos, trazendo uma visão íntima sobre o processo criativo de Chico, além de depoimentos de familiares, amigos e companheiros de banda. “Se meu corpo tem alma, minha alma também tem. Por isto existe algo mais além. O sem-fim. O fim que não termina”, escreveu Chico em um de seus cadernos, uma reflexão que mostra sua visão única sobre a vida e a morte.
Processo Judicial
A biografia também traz revelações inéditas sobre o trágico acidente que ceifou a vida de Chico. José Teles detalha o momento da colisão fatal com o poste e o processo judicial movido pela família do artista contra a montadora Fiat, lançando novas luzes sobre as falhas no cinto de segurança do Fiat Uno que Chico dirigia. Essas informações oferecem ao leitor uma nova compreensão sobre as circunstâncias desse trágico domingo de fevereiro de 1997.
Além da edição em capa comum, Criança de Domingo será lançada em uma edição limitada em capa dura, incluindo itens exclusivos como uma réplica do manifesto Caranguejos com Cérebro, que marcou o nascimento do movimento Manguebeat. A obra, portanto, vai além de uma simples homenagem a Chico Science, sendo uma imersão profunda em seu universo criativo, revelando a mente inquieta que mudou para sempre o panorama musical brasileiro.
Criança de Domingo já está disponível para pré-venda no site da Editora Belas Letras e em plataformas como Livraria Travessa, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Livraria da Vila e Amazon. O lançamento oficial nas livrarias está previsto para o dia 20 de novembro de 2024.