Após um longo período fechado para reformas, o Cinema São Luiz, uma das últimas salas de cinema de rua do Recife, localizado em frente ao Rio Capibaribe, no centro, reabre ao público no dia 1º de novembro de 2024. A reabertura vai coincidir com a realização do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife como o primeiro evento no local após a revitalização.

Cena do filme Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho. Foto: Reprodução.

Fechado desde maio de 2022, quando fortes chuvas que atingiram a cidade, o cinema passou por um extenso processo de recuperação, incluindo a revitalização da cobertura e do forro decorativo. Com mais de 70 anos de história, o São Luiz é um marco na arquitetura e no patrimônio cultural do Recife, e a sua reabertura marca um novo capítulo na preservação desse importante espaço cultural.

Tradicional cinema do Recife passou por reforma. Foto: Acervo Secult/Pernambuco

Inaugurado em 6 de setembro de 1952, o Cinema São Luiz é considerado um dos mais importantes e emblemáticos cinemas de rua do Recife. A sala de cinema é um dos “personagens” do filme documentário Retratos fantasmas em que o diretor Kleber Mendonça Filho pensa sobrea as grandes salas de cinema do Centro do Recife que frequentou na juventude.

A volta da programação No São Luiz será celebrada com o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, dirigido por Kléber e Emilie Lesclaux. O festival, que vai até 8 de novembro, contará com lançamentos nacionais e internacionais, clássicos restaurados e homenagens. A cineasta pernambucana Kátia Mesel será uma das homenageadas do evento.

Obras

As obras de restauração contaram com um investimento de R$ 106 mil para a recuperação da coberta, oriundos do Tesouro estadual, e R$ 1,3 milhão para a restauração do forro decorativo, financiados pela Lei Paulo Gustavo.

Realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), as obras também incluíram a modernização e a acessibilidade do espaço.

Cinema vai reinaugurar no Festival Janela. Foto: Secult/Pernambuco

A última fase de melhorias no cinema envolve a instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os quatro pavimentos superiores. O icônico letreiro da fachada também será recuperado.

Durante os oito dias do festival, mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, serão exibidos em 55 sessões. Os ingressos estarão disponíveis pelo Sympla e nas bilheterias dos cinemas, com a venda sujeita à lotação das salas. O evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e da Copergás.

 

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

muito legal!

curti demais também

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
2
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile