A produção do cinema brasileiro de gênero fantástico tem o seu grande ponto de encontro na 5ª edição da Mostra Manaus Filme que inicia na próxima terça-feira, de 29 de outubro a 1º de novembro, no Cine Teatro Guarany, na Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, em Manaus.
Será um mergulhar no universo fantástico do cinema com 130 produções de todo o Brasil, curtas e longas metragens incríveis de horror, animação, suspense e ficção científica. A mostra é organizada pelo curador e diretor artístico Sergio Cardoso. Segundo ele, o evento “é o elogio ao cinema alternativo amazonense e nacional, com a participação aberta a cineastas de todos os estados”.
Longas como A Mensageira, de Cláudio Marques e Cartório das Almas, de Léo Bello estão na programação que pode ser acessada aqui.
Sergio Cardoso ressalta que a Mostra é uma “iniciativa de inclusão”, com princípios curatoriais que priorizam a criatividade e a inovação. “As temáticas são abertas às criações dos nossos cineastas e cineastas de outros países”, explicou Cardoso, destacando a diversidade cultural e artística do evento, que acolhe obras criativas e inovadoras.
“É uma mostra de inclusão, cujos princípios curatoriais são organizacionais e voltados para a criatividade. As temáticas são abertas às criações dos nossos cineastas e cineastas de outros países”, explicou Sérgio Cardoso.
Homenagem a Djalma Limongi Batista
A edição deste ano prestará uma homenagem especial ao cineasta amazonense Djalma Limongi Batista. Batista, nascido em Manaus em 1950, foi um nome importante do cinema nacional, deixando um legado com obras icônicas como Asa Branca, um sonho brasileiro e Bocage, o triunfo do amor. Falecido em fevereiro de 2023, sua contribuição para o cinema brasileiro será celebrada na mostra, como forma de reconhecimento e valorização de sua trajetória.
Mostra Manaus Filme – 5ª edição
Onde: Cine Teatro Guarany – Avenida Sete de Setembro, Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, Manaus
Quando: 29 de outubro a 1º de novembro de 2024
Quanto: entrada gratuita