Após uma pausa de cinco anos, a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) está de volta a Olinda, entre os dias 14 a 17 de novembro de 2024, com uma programação que une literatura, música e outras artes.
-
Leia Também + Todas as Loucuras de Lolo Cornelsen
Nesta 13ª edição, o evento homenageará o escritor Raimundo Carrero e o músico Chico Science, em celebração aos 30 anos do disco Da Lama ao Caos, da Nação Zumbi. O curador Antônio Campos destaca que o retorno da Fliporto “contribui para o diálogo entre a literatura e outras artes”, reafirmando seu papel como espaço de intercâmbio multicultural.
A programação inclui palestras, exposições e saraus. Raimundo Carrero participará em uma mesa especial ao lado da cineasta Luci Alcântara, com mediação de Mário Hélio, editor das revistas Continente e Pernambuco, no dia 14 de novembro, às 17h, falando sobre a importância das festas literárias no momento atual cultura brasileiras e na formação de novos autores.
A homenagem a Chico Science ocorre no sarau de abertura, com releituras de suas músicas pela DJ Vibra, e em uma conferência especial no dia 16 sobre os 30 anos de Da Lama ao Caos, com a jornalista Lorena Calábria e Goretti França, irmã de Science.
Abrindo o evento, a escritora e acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira apresentará a palestra “Os tempos que correm”, sobre a aceleração do tempo contemporâneo. Além disso, será lançada uma nova edição da revista da Academia Brasileira de Letras, coordenada por Rosiska.
Outras mesas abordam temas como a inteligência artificial na literatura, a celebração dos 500 anos de Camões, o cangaço e a “Geografia da Fome”, obra de Josué de Castro, que influenciou Chico Science. Segundo Campos, “a obra de Chico permanece atual, dialogando com questões de desigualdade e solidão na era digital, com seu olhar sobre o homem caranguejo e o mundo caótico que ele retratou.”
Olinda das Artes
A Fliporto 2024 também apresenta o evento paralelo Olinda das Artes/Fliporto, que mensalmente abrirá ateliês de artistas locais e integrará saraus com a gastronomia e cultura da cidade, sendo o pintor Di Farias o homenageado. Durante a festa, a exposição “Pernambuco, Jardim dos Baobás” apresentará fotografias e textos sob a curadoria de Campos.
Além disso, será lançado o Prêmio Caminhos, coordenado por Henrique Rodrigues, ex-coordenador do prêmio SESC, com o objetivo de incentivar novos talentos e fortalecer a produção literária pernambucana. O evento conta com uma edição especial da revista Continente, publicada pela Companhia Editorial de Pernambuco (CEPE), e promoverá a doação de livros para bibliotecas escolares de Olinda.
Realizada com apoio da Lei Rouanet e instituições culturais nacionais e internacionais, a Fliporto tem entrada gratuita e conta com estrutura de apoio, incluindo transporte para visitantes que estacionarem no Shopping Tacaruna. A Livraria do Jardim será a livraria oficial do evento, que lançará o site “Fliporto em Movimento” para atualizações de programação e notícias literárias.
Para 2025, a Fliporto planeja uma edição internacional em Portugal, criando um intercâmbio virtual com a Fliporto Brasil, ampliando a troca cultural entre os países lusófonos.
Confira a programação completa da FLIPORTO
Quinta-feira, 14/11
14h – Literatrupe abrindo a Fliporto – Sarau em homenagem a Chico Science e Miró da Muribeca
15h – Conferência de abertura “Tempos que correm” – Rosiska Darcy (escritora e membra da ABL), com mediação de Antônio Campos / Lançamento da nova edição revista da Academia Brasileira de Letras, coordenada pela acadêmica (no espaço da Livraria do Jardim na Fliporto)
17h – Raimundo Carrero, com mediação de Mário Helio: “A importância das festas literárias para a literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores”
19h – DJ Vibra, com releitura de músicas de Chico Science / Coquetel de abertura
Sexta-feira, 15/11
14:30 – Iara Lemos e Pierre Lucena, sobre literatura e inteligência artificial
16h – Palestra “No sertão tudo é por um fio”, com Tito Leite (autor do livro “Jenipapo Western”)
17h30 – “O universo HQ e literatura”, com Janaina de Luna e convidados
18h30 – Palestra sobre o livro “Luiz Gonzaga 110 anos”, do escritor e pesquisador Paulo Wanderley
19h30 – Palestra-espetáculo com Jessier Quirino, lançando novo livro (no espaço da Livraria do Jardim na Fliporto)
Sábado, 16/11
10h – Lançamento do livro “Acessibilidade Digital em Conteúdos Didáticos para Pessoas com Deficiência Visual”, da educadora Christiane de Melo Cabral
12h – Igor Lopes, a Luso brasilidade musical
14:30h – 30 anos de “Da Lama ao Caos”, conferência com a jornalista Lorena Calábria, o produtor musical Liminha e Goreti França (irmã de Chico Science)
17h – João Morgado (autor português), sobre os 500 anos do nascimento de Luís de Camões
19h30 – Peça “A última noite de Kafka”, do escritor e autor Cláudio Aguiar, 100 anos da morte de Franz Kafka
Domingo, 17/11
10h – Conferência sobre a nova crítica literária no Brasil, com Ney Anderson e Jaqueline Fraga
11h – Literatura, gastronomia e artes plásticas, com César Santos, Di Farias e Arthur Nascimento.
14h30 – A importância dos prêmios literários, por Henrique Rodrigues (com a presença do ganhador da primeira edição do Prêmio Caminhos)
16h30 – Conferência “Resistir na era das Incertezas, um olhar sobre o contemporâneo”, com Antônio Campos / Autógrafos do livro
18h – Literatrupe fechando a Fliporto