O Clube das Mulheres de Negócios é uma reunião das mulheres mais poderosas do país que se encontram para ouvir a proposta de um grande e mirabolante negócio da personagem Cesárea, vivida por Cristina Pereira, sempre auxiliada por sua fiel ajudante de ordens, vivida por Louise Cardoso.
O elenco ainda conta com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho, Ítala Nandi, Maria Bopp e André Abujamra entre outros.
+ Leia Também + Isso é Tudo ‘Fake News’
Entre as participantes estão uma estrela hypada do funk, uma candidata à presidência, uma líder religiosa, uma advogada, uma empresária do agronegócio, entre outras figuras destacadas da sociedade.
O roteiro, criado pela diretora Anna Muylaert, inverte os papéis sociais e coloca as mulheres tomando as decisões, enquanto seus maridos esperam submissos que suas senhoras decidam os rumos do PIB e da política do país.
“Me Too Invertido”
Os usos e costumes dos homens endinheirados são vistos, agora, em mulheres que reproduzem os assédios, as corrupções e as perversões geralmente praticados por homens poderosos e socialmente normalizados.
Quando ganhou o prêmio do júri com O Clube das Mulheres de Negócios, no Festival de Gramado, a diretora declarou que o longa era um “#MeToo invertido”, no qual homens são vítimas de assédio e silenciamento por mulheres mais velhas e poderosas.
O filme se apresenta como uma espécie de “bloco invertido de carnaval”, com uma estética vibrante e carnavalesca com grande influência de O Rei da Vela, peça escrita em 1933 por Oswald de Andrade. Figurinos e cenários completam os absurdos das situações retratadas.
Anna Muylaert, autora filmes históricos como Que Horas Ela Volta? e Durval Discos, uma das diretoras mais proeminentes do cinema brasileiro traz um olhar invertido, divertido, mas contundente, sobre questões como etarismo, sexismo e corrupção com um elenco de atrizes e comediantes impagável.
A melhor estreia do cinema nesta semana!