Aclamada pela crítica, amada por seus leitores e fenômeno popular na internet, Clarice Lispector (1920-1977) será o tema do podcast Clarice Lispector: visões do esplendor, que o Instituto Moreira Salles vai lançar a partir do dia 10 de dezembro.
Os cinco episódios do programa estarão disponíveis gratuitamente, todos de uma só vez, no Spotify e no site da Batuta, rádio de internet do IMS, além de outros tocadores de podcast.
+ Leia Também + Acervo do Canal 100 será digitalizado pela Cinemateca Brasileira
O lançamento do podcast integra as celebrações da Hora de Clarice, programação anual organizada pelo IMS para comemorar o aniversário da escritora, cujo arquivo está sob a guarda da instituição. Em 2024, Clarice completaria 104 anos. Misteriosa, reveladora, experimental, estranhamente mística ou filosófica – como definir a escrita da autora de A hora da estrela?
Essa pergunta norteia o programa concebido e apresentado por Bruno Cosentino, que integra a coordenadoria de Literatura do IMS, e Eucanaã Ferraz, consultor de Literatura do IMS.
Em cinco episódios, Cosentino e Ferraz percorrem a vida e obra da escritora, a partir de conversas com especialistas, professores e pesquisadores como Regina Pontieri e Zé Miguel Wisnik.
O podcast conta também com a participação da cantora Maria Bethânia, que lê trechos do conto “Amor”, do texto “Mineirinho” e do livro Perto do coração selvagem, de Clarice, autora que cita como uma de suas referências literárias.
Cada episódio começa com a própria voz de Clarice, em fragmentos de um depoimento que a escritora cedeu ao Museu da Imagem e do Som (MIS), na série “Depoimentos para a posteridade”, em 1976.
Mais Clarice no IMS
O arquivo de Clarice Lispector está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por biblioteca e documentos, entre os quais manuscritos dos livros A hora da estrela e Um sopro de vida, correspondências, cadernos, entre outros itens. Além de promover a Hora de Clarice, o IMS já homenageou a escritora com o volume duplo (17-18) dos Cadernos de Literatura Brasileira.
Também lançou o livro Clarice Lispector – Figuras de escrita, de Carlos Mendes de Sousa, e organizou as exposições Clarice, pintora, apresentada em 2009 no IMS Rio, e Constelação Clarice, exibida em 2021 no IMS Paulista, em 2022 no IMS Rio, quando foi escolhida pela revista britânica de arte contemporânea Frieze como uma das dez melhores exposições do mundo naquele ano.
Em 2020, ano de seu centenário, a instituição lançou um site bilíngue, em português e inglês, dedicado à escritora, que é constantemente alimentado com conteúdos sobre Clarice, além de ter sua própria newsletter.
Podcast Clarice Lispector: visões do esplendor
Quando: Disponível a partir de 10 de dezembro
Onde: no Spotify, no site da Rádio Batuta, entre outros tocadores de podcasts
Quanto: gratuito
Excelente. Debulharei o podcast! Obrigado amigos do Fringe, por mais essa. Em especial ao Sandro Moser, a quem admiro muito.