O documentário “Criaturas da Mente”, de Marcelo Gomes com Sidarta Ribeiro, será o filme de abertura da 57ª edição do Festival de Brasília, que acontece entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O longa acompanha a jornada do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro para melhor entender o universo dos sonhos e do inconsciente a partir da relação do conhecimento científico e dos saberes ancestrais de povos originários e de culturas afrodescendentes, transcendendo o tradicional eurocentrismo da academia.
+ Leia Mais + 7 motivos que tornam o Festival de Brasília 2024 especial
“Esse documentário é o resultado de um diálogo entre cinema e ciência, justamente duas áreas que foram muito atacadas durante o governo anterior. Num momento em que o cinema brasileiro é assistido por milhões de pessoas, eu estou aqui para dizer que o cinema brasileiro resistiu e está mais vivo que nunca,” declara Marcelo Gomes.
A sessão de “Criaturas da Mente”, no dia 30, contará com a presença do diretor Marcelo Gomes, de Sidarta Ribeiro e da produtora Maria Carlota Bruno.
O lançamento mundial do documentário no evento representa um novo capítulo na trajetória de Marcelo Gomes no mais longevo festival de cinema do país. Foi no Festival de Brasília que o cineasta estreou, em 1995, e venceu o prêmio de Melhor Curta em 35mm com “Maracatu, Maracatus”.
“Este é um festival que me deu tantas alegrias e que foi fundamental para minha carreira. Estou honrado em apresentar o nosso filme nessa edição que homenageia Vladimir Carvalho, o mestre do documentário. E esse filme é uma viagem de autoconhecimento, uma possibilidade de entrar no mundo do desconhecido. Mergulhar em temas que são importantes para mim,” afirma o cineasta.
“Criaturas da Mente” é uma produção de João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, realizada em coprodução com Globo Filmes e GloboNews e em associação com Carnaval Filmes.