Abdias Nascimento – poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e político – nasceu em Franca, no interior de São Paulo. A partir desta terça (3), a unidade do Sesc de sua cidade natal recebe Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, focada em sua vida, obra e militância política.
-
LEIA TAMBÉM + Grupo Corpo faz temporada popular de fim de ano em BH
O mais completo e importante intelectual da cultura afro-brasileira do século 20, ele fundou o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra. Suas pinturas, amplamente exibidas no Brasil e no exterior, exploram o legado cultural africano em meio à luta contra o racismo.
O artista foi também deputado federal, senador e secretário de governo no Estado do Rio de Janeiro, além de professor emérito da Universidade do Estado de Nova York.
A exposição traz cerca de 70 pinturas que apresentam a trajetória de Abdias com curadoria de Douglas de Freitas, Deri Andrade e Lucas Menezes, pelo Inhotim, e de Elisa Larkin Nascimento e Julio Menezes Silva, pelo Ipeafro.
Eixo Central: Xangô
O conjunto forma um panorama de sua carreira de artista plástico, tendo como eixo central Xangô, Orixá da justiça e presença constante no discurso e trabalho de Abdias.
A exposição percorre a multiplicidade de Abdias Nascimento como poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político sob a perspectiva de resistência e criatividade do quilombismo, conceito criado por ele e que permeou suas ações ao longo de sua vida pública.
A mostra foi organizada através de uma parceria entre o Sesc (São Paulo), o Instituto Inhotim (Minas Gerais) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, Ipeafro (Rio de Janeiro). O projeto foi contemplado na Chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões 2022 da Petrobras.
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
Quando: de 03/12 a 29/06, de terça a sexta, 9h30 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.
Onde: Sesc Franca
Entrada: gratuita