Em 1993, aos 81 anos, Helena Kolody celebrou a maestria de sua poesia com Reika, livro composto de haikais e tankas – formas poéticas de origem japonesa. Passados 20 anos que a poeta partiu, a obra é reeditada pela família da autora, mantendo vivo seu legado.

+ Leia Mais + Os Melhores Livros de 2024

O título do livro, Reika, é o nome haikaista de Helena Kolody, concedido pela comunidade nipo-brasileira. Composto por dois ideogramas, Reika pode ser traduzido como “Perfume de literatura” ou “Aroma da poeta maior” – homenagem digna para aquela que talvez seja a poeta de haikais mais relevante fora do Japão, tendo influenciado outros grandes nomes das letras paranaenses.

A nova edição conta com alguns detalhes que enriquecem a experiência do leitor: ilustrações de Guilherme Petreca, encadernação no estilo japonês de motivo Kangxi, e capa da cor da vestimenta com que Helena foi presenteada no ato da outorga de seu nome haiakísta. O livro traduz a harmonia e a delicadeza da escrita de Helena de Curitiba.

O lançamento da nova edição de Reika acontece no próximo sábado, às 14h, na Livraria Arte e Letra (Desembargador Motta, 2011, Curitiba).

O evento contará também com um bate-papo entre Luci Collin e Estrela Leminski.

Lançamento da nova edição de Reika, de Helena Kolody

Onde: Livraria Arte e Letra, Rua Desembargador Motta, 2011, Batel, Curitiba

Quando: sábado, 14/12/2024, às 14h

Quanto: evento gratuito

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile