A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina (PE), iniciou sua turnê pelo Sertão pernambucano com o espetáculo Prazer, Shakespeare ou Peças de Bolso, comemorando quase duas décadas de trajetória. A primeira apresentação ocorreu ontem (8), em Arcoverde, e a circulação seguirá para Ingazeira, Exu, Belém do São Francisco, Salgueiro e Lagoa Grande.
+ Leia Também + Conheça o Capitão Astúcia, o herói 80+ do cinema brasileiro
A turnê, apoiada pelo Funcultura, adapta trechos de clássicos como Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet, Romeu e Julieta, A Megera Domada e Otelo. Utilizando metateatro e cenografia minimalista, o espetáculo dialoga com temas contemporâneos como racismo, feminicídio e existencialismo, aproximando Shakespeare de novos públicos.
No palco, 18 personagens ganham vida com os atores José Lírio Costa, Rafa Moraes, Raphaela de Paula e Zuleika Bezerra, sob a direção de Thom Galiano. Com uma estrutura compacta e adaptável, o projeto busca fortalecer elos com artistas locais e comunidades por meio de atividades de intercâmbio cultural.
Rafa Moraes, integrante do grupo, destaca a importância do projeto: “Mais do que uma turnê, é um movimento de conexão com territórios e narrativas que dialogam com nossa essência. Reencontrar grupos como a Tropa do Balacobaco e a Cia. Traquejo ou se apresentar no Festival Chama Violeta é uma honra. Em Belém do São Francisco, estamos ansiosos para conhecer histórias e levar nossa arte.”
A turnê, que inclui intérprete de Libras, promove acessibilidade e inclusão. A realização é viabilizada pelo Funcultura Geral 2022/2023, reforçando a relevância do apoio público para a difusão cultural em regiões do interior.
Prazer, Shakespeare ou Peças de Bolso
Onde: Ingazeira – Festival Chama Violeta, Exu, Belém do São Francisco
Quando: Ingazeira – domingo (12), às 20h; Exu – dia 14, às 19h; Belém do São Francisco – dia 16, às 19h
Quanto: Entrada gratuita