O Museu das Favelas de São Paulo apresenta a exposição itinerante Favela é Giro em São Sebastião, no litoral paulista. A mostra, que já passou por Goiânia e Vitória, estará em cartaz de 17 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025, no Espaço Cultural Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.
+ Leia Também + Como espetáculo do Festival de Curitiba antecipou o Big Brother
Com o objetivo de desmistificar estereótipos associados às favelas, Favela é Giro destaca esses territórios como espaços de criatividade, resistência e inovação. Por meio de obras de fotografia, xilogravura e audiovisual, a exposição celebra a cultura e as histórias dessas comunidades.
“Nosso propósito é ampliar o olhar sobre as favelas, destacando-as como centros vibrantes de cultura e criatividade, e estimular uma reflexão do público para desconstruir a imagem frequentemente associada a essas comunidades”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
A arte da favela em destaque
Com curadoria de Bruna Gregório, a mostra reúne 20 obras que exploram as complexidades, belezas e desafios das favelas brasileiras. O trabalho contou com a co-curadoria de artistas e pesquisadores locais, como Xica, de Goiânia, Ana Luzes, de Vitória, e Brenalta MC, de São Sebastião.
“Ser parte dessa exposição é uma forma de dar voz às ruas e às experiências das comunidades que, muitas vezes, são invisibilizadas. A arte da favela é feita de resistência, amor e luta, e ao apresentar nosso trabalho, queremos mostrar que a nossa cultura tem o poder de transformar realidades e inspirar novas gerações”, afirma Brenalta MC.
Jornada pelo Brasil
Já vista por mais de dois mil visitantes em Goiânia e Vitória, a itinerância de Favela é Giro chega à sua terceira parada, em São Sebastião. Depois, a mostra seguirá para Ferraz de Vasconcelos e terminará em São Paulo, no próprio Museu das Favelas, onde atualmente está em cartaz a exposição Racionais MC’s: O Quinto Elemento.
Exposição Favela é Giro
Onde: Espaço Cultural Casa Severino Ferraz, Expedicionários Brasileiros, 247 – Centro, São Sebastião
Quando: 17/01/25 a 20/02/25, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 14h às 22h; domingo, das 12h às 20h
Quanto: entrada gratuita