Com estreia marcada para o Festival de Tiradentes, o documentário Milton Bituca Nascimento, que acompanhou a turnê de despedida do artista mineiro, teve sua data de lançamento nos cinemas brasileiros divulgada: 20 de março.
+ Leia Também + Festival de Tiradentes abre a temporada do audiovisual brasileiro
O pôster do filme dirigido por Flávia Moraes destaca o nome “Bituca”, apelido que acompanhou Milton ao longo de toda a sua carreira. Além disso, a produção reúne nomes de diversos artistas da música brasileira e internacional que, de alguma forma, tiveram conexão com o cantor.
Entre os homenageados estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Criolo, Djonga, Esperanza Spalding, Fito Paez, Gilberto Gil, João Bosco, Mano Brown, Paul Simon, Quincy Jones (1933–2024), Ronaldo Bastos, Sergio Mendes (1941–2024), Simone, Spike Lee, Tim Bernardes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Wayne Shorter (1933–2023) e Zé Ibarra, entre outros.
O documentário traça um perfil do cantor, compositor e músico nascido no Rio de Janeiro, que se mudou com sua família, aos um ano e meio de idade, para a cidade mineira de Três Pontas, onde foi criado.
Em 1963, mudou-se para Belo Horizonte e passou a conviver e trabalhar com um grupo de músicos e compositores, como os irmãos Márcio e Lô Borges e o parceiro Fernando Brant, entre outros. A partir de então, Milton se consolidou como um dos maiores gênios da música internacional, com cerca de 50 álbuns lançados.
Milton Nascimento anunciou sua aposentadoria dos palcos em 2022 e, para se despedir dos fãs, organizou a turnê “A Última Sessão de Música”, que serve como base para o documentário que estreia em março.