No ano em que o Brasil celebra os 40 anos do aparecimento do Axé Music, o Fringe preparou uma lista com os maiores sucessos do gênero que servem como pontos em um mapa para entender a história e as vertentes deste gênero musical que virou um movimento cultural internacional.

+ Leia Também + Especial 40 anos de Axé

1-Luiz Caldas – Fricote

Luiz Caldas, o precursor do Axé Music, alçou o estilo para além das fronteiras baianas com Fricote, conhecida popularmente como “Nega do Cabelo Duro”. A música, sucesso em 1985, hoje certamente seria taxada como imprópria – com razão – pela letra. O próprio cantor admitiu certa vez que hoje em dia jamais escreveria ela desta forma, mas também disse que a canção faz parte da história. E com certeza é um dos hits imprescindíveis para o Axé Music.

2-Margareth Menezes/Olodum/Banda Mel – Faraó (Divindade do Egito)

Embora se encaixe no Samba-Reggae, o mega hit Faraó, que foi lançado inicialmente com Margareth Menezes e Djalma Oliveira em 1987, é um marco também para o Axé. Além de Margareth, outros grupos já interpretaram a canção, como o Olodum e a Banda Mel.

3-Banda Mel – Prefixo de Verão

Formada em 1984 como bloco de carnaval, a Banda Mel tem uma participação crucial na construção do estilo. Foi com o hit Prefixo de Verão, hit do carnaval de 1991, que o grupo ganhou os discos de ouro e platina, coroando a leveza das composições da banda.

4-Daniela Mercury – O Canto da Cidade

Se Luiz Caldas apresentou o Axé para o mundo, Daniela Mercury terminou de deixar o ritmo ainda mais popular. O estrondoso sucesso do álbum O Canto da Cidade, que veio ao mundo em 1992, rendeu a ela um disco de diamante, com vendas superiores a um milhão de cópias. A faixa-título é tocada até hoje como símbolo do ritmo baiano.

5-Timbalada – Beija-Flor

Esta talvez seja uma das canções mais bonitas de toda a história do estilo. A levada do timbal, instrumento que deu origem ao nome do grupo, harmonizada com uma bela letra e arranjos sutis, faz com que tudo funcione perfeitamente. Escrita por Xexéu e Zé Raimundo, Beija-Flor fala de amor, mas sem esquecer do sofrimento do povo nordestino.

6-Araketu – Bom Demais

1994 foi o ano do Ara ketu. O Disco Bom Demais lançou o grupo do subúrbio soteropolitano ao estrelato e a faixa-título foi amplamente tocada nas rádios do Brasil. O álbum contou  com 200 mil cópias vendidas e alcançou o segundo lugar dos mais vendidos.

7-Netinho – Milla

Milla, regravação da banda Jheremmias Não Bate Córner, bateu recordes de execução e foi regravada em mais de oito línguas, incluindo o russo. A canção que fez parte do disco Netinho ao Vivo, lançado em 1996, é lembrada até hoje como marca do cantor.

8-Banda Eva – Eva

Não existe falar de Axé Music sem citar uma das canções mais tocadas do Brasil, sobretudo em época de Carnaval. Mas pouca gente sabe que o mega hit Eva é, na verdade, uma canção italiana composta por Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi. Entretanto, mesmo com  milhares de novas regravações, foi na voz de Ivete Sangalo, ainda como vocalista da Banda Eva, em 1997, que a música ganhou o destaque que sustenta até hoje.

9-Ivete Sangalo – Sorte Grande

Sorte Grande, popularmente conhecida como “poeira”, foi o primeiro single do quarto álbum solo da cantora baiana, lançado em 2003. A música fez tanto sucesso que até hoje Ivete a toca em todos os seus shows fazendo parte, inclusive, de todos os seus discos ao vivo.

10-Saulo Fernandes – Preta

Saulo é um dos novos expoentes do Axé Music. Também com passagem pela Banda Eva, o artista lançou, em 2014, o disco Saulo ao Vivo. Preta, é uma das faixas do álbum e um dos maiores sucessos do cantor.

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Jornalista, DJ e especialista em música brasileira

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile