Poucas coisas são tão bonitas ou nos deixam tão felizes quanto a abertura de um novo teatro. Um filhote de zebra, talvez. Por isso, é tão reconfortante saber que o ano de 2025 começou com a abertura de algumas novas salas pelo país.
+ Leia Também + Mostra Tiradentes: os prêmio e os desafios
No último sábado, dia 1º de fevereiro, o Theatro Homerinho foi inaugurado em Maceió. Antes disso, duas salas homenageando Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça foram abertas no Rio de Janeiro.
Homerinho: sonho coletivo em Alagoas
Localizado no histórico bairro do Jaraguá, em Maceió, o Theatro Homerinho abriu as portas em 1º de fevereiro. Idealizado pela atriz Ivana Iza e pelo professor Tainan Costa, o espaço foi concebido em 2013 e começou a ser estruturado em 2019. Seis anos depois, tornou-se realidade e novo polo da cena teatral alagoana.
A inauguração do teatro que tem dois H no nome, deu-se numa grande festa inspirada no Teatro de Revista, com direito a cortejo cultural pelas ruas do JaraguáCom capacidade para 130 pessoas, o teatro conta com palco italiano de madeira, camarins, sala de cinema alternativo e estrutura completa de som e luz. A iniciativa teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas e de artistas nacionais, como Vera Holtz e Clarice Niskier.
O Theatro Homerinho homenageia o dramaturgo Homero Cavalcanti, conhecido como Homerinho, e presta tributo à pianista Selma Brito, cujo nome batiza o palco do espaço. “O teatro é o Homero. Homero é a essência do teatro”, afirmou Ivana Iza.
Lendas do teatro dão nome a salas no Rio
Antes, no final de janeiro, o Rio de Janeiro ganhou dois novos espaços culturais dentro do Teatro Fashion Mall, em São Conrado, na Zona Sul da cidade. As salas foram nomeadas em homenagem ao casal Rosamaria Murtinho, de 92 anos, e Mauro Mendonça, de 93, celebrando suas trajetórias de mais de sete décadas dedicadas às artes cênicas do casal que está junto há 66 anos.
Em entrevista à revista Quem, Rosamaria, que está em cartaz com a peça A Vida Não é Justa, comemorou a homenagem. “Receber essa homenagem em vida é muito especial. É um reconhecimento pelo que construímos ao longo dos anos”, declarou a atriz. Mauro Mendonça também se emocionou: “Nossa carreira foi intensa e cheia de histórias. Ver isso reconhecido é gratificante”.
Com essas inaugurações, o ano de 2025 começa auspicioso e esperamos que sigamos nesse passo pois como disse, em livríssima tradução, o grande Oscar Wilde, o teatro é “a maneira mais imediata pela qual um ser humano pode compartilhar com outro o sentido do que é ser humano”.