Uma rua que já se chamou Rua dos Lisboas e Rua da Carioca até se tornar Riachuelo, em 1871 em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo que aconteceu em 1865. Um dos pontos mais históricos de Curitiba e que neste fim de semana vai abrigar muita cultura e arte.
+ LEIA TAMBÉM + Festival de Curitiba é o evento cultural mais importante da cidade, aponta pesquisa
O Festival Ocupa Riachuelo acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro e promete abraçar a região com uma programação intensa. São Djs, exposições, shows de música entre outras atrações em diversos locais do entorno, em especial o Love City (Rua Riachuelo, 500), espaço que abriga uma pista de skate e um espaço gastronômico, onde vai acontecer a exposição Suporte Movimento, que explora o dinamismo das formas e um desfile de carnaval assinado por Lu Glóz com discotecagem por DJ Meduza, além da banda Rivotrio, DJ Manzana, DJ Uhuru Selector e a Banda SoHits.
O Love City ainda recebe muita moda autoral com Hype Brasil, Tcha Upcycling, Coletivo Marianas e Chouga Skateboard e pequenos negócios criativos. A entrada é grátis.
“A moda autoral e sustentável é um manifesto de criatividade e consciência, e os brechós são o palco perfeito para essa transformação, ressignificando peças e histórias. Ao valorizar o comércio local, fortalecemos nossa economia e celebramos a identidade única de nossa comunidade. O Festival Ocupa Riachuelo é um convite a viver essa experiência, ocupando a rua com cultura, estilo e propósito. Faça parte dessa revolução, porque ocupar é um ato político “, diz Lia Perini, idealizadora do projeto e dona do Balaio Colab, liga de brechós que também ocupará a Riachuelo
Logo à frente, o Cataia Bar vai receber música de primeira como Rubia Divino e Samba do Cassim, além da exposição Travessia Caiçara do fotojornalista Maycon Hoffmann, uma seleção imperdível que também conta com entrada grátis.
Já a Alfaiataria apresenta A Menor Exposição do Mundo, uma aula show de café com Nina Ribas e um microfone aberto para que poesias. O local fica na Rua Riachuelo, 274.
Realizar um evento na rua é uma maneira de valorizar nossa cidade, ocupando e ressignificando os espaços que temos para o bem viver. Usufruindo o que Curitiba tem de melhor — suas praças, parques e prédios históricos — enquanto cuidamos e preservamos esses locais para as futuras gerações”, comenta Josi Forbeci, Produtora Executiva do Festival.
O evento acontece das 11h às 20h. Acesse a programação.