O Cine Aldeia, primeiro cinema indígena da região Norte do Brasil, Cine Aldeia, foi inaugurado no último sábado (1/2) na aldeia Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. O projeto, idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama, foi contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
+ Leia Também + Deriva: espetáculo celebra 18 anos da Súbita Companhia
O Cine Aldeia foi criado para inserir os povos indígenas no setor audiovisual e ampliar o acesso à cultura. A sala de exibição, com capacidade para cerca de 200 pessoas, exibe produções feitas por indígenas. Na estreia, foram apresentados o documentário Traços da Resistência, dirigido por Thaís Kokama, e oito curtas-metragens, que seguirão em cartaz nos primeiros meses do ano.
![](https://fringe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fafdc5f7-bb29-4e08-b48b-22f104527477.jpeg)
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância dos editais culturais para fomentar o protagonismo indígena. “Estamos muito felizes com a repercussão do ‘Cine Aldeia’. Mais do que um espaço de exibição, ele se torna uma plataforma para fortalecer a cultura indígena, permitindo que as histórias dos povos originários sejam contadas e compartilhadas com o mundo”, afirmou Medeiros.
Transmissão do Oscar e ritual da vitória
No dia 2 de março, a entrega do Oscar será transmitida ao vivo no Cine Aldeia. Antes da premiação, no dia 28 de fevereiro, haverá um ritual da vitória, em apoio ao filme Ainda Estou Aqui, indicado em três categorias: melhor filme, melhor atriz e melhor filme internacional.
![Cine Aldeia](https://fringe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/images-4.jpeg)
O projeto foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Cine Aldeia
Onde: Aldeia Inhaã-bé, Tarumã-Açu, Manaus/AM
Quando: Oscar – 2 de março; Ritual da vitória – 28 de fevereiro
Quanto: Entrada gratuita