Por André Nunes

O clima de torcida pelo Brasil no Oscar, com o longa “Ainda Estou Aqui”, está contagiando o público e as redes sociais. Mas nem só de cinema vivem as premiações: alguns dos espetáculos teatrais aclamados pela crítica especializada e queridos pelo público estarão em cartaz no Festival de Curitiba.

+ Leia Também + Yamandu e Zambujo: dois gigantes se encontram no Teatro Guaíra 

A 33ª edição, que acontece de 24 de março a 6 de abril, reúne na Mostra Lucia Camargo cinco peças laureadas, trazendo destaques de prêmios como Shell, Bibi Ferreira, Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), Associação dos Produtores de Teatro (APTR), Prêmio Arcanjo, entre outros.

“Prima Facie”

Debora Falabella foi indicada a diversos prêmios por Prima Facie. Foto: Annelize Tozetto

Monólogo encenado pela atriz Débora Falabella com direção de Yara de Novaes, “Prima Facie” vem chamando a atenção do público e da crítica desde sua estreia no ano passado. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell (RJ) em três categorias: Melhor Atriz, Melhor Direção e Música. E recebeu sete indicações ao 19º Prêmio APTR de Teatro: Atriz Protagonista, Direção, Espetáculo, Produção Não Musical, Cenografia, Iluminação e Figurino. Débora Falabella conquistou ainda o prêmio APCA 2024 de Melhor Atriz, e a montagem venceu a categoria de Melhor Espetáculo Solo do Prêmio Arcanjo 2024.

“Prima Facie” terá duas apresentações no Teatro Guaíra, nos dias 25 e 26 de março.

“Ray – Você não me conhece”

César Mello dá vida a Ray Charles em peça que terá duas sessões no Guairão. Foto: Ale Catan/Divulgação

Desde sua estreia em São Paulo em novembro do ano passado, o espetáculo “Ray – você não me conhece” – que homenageia o consagrado músico Ray Charles, com texto e direção assinados por Rodrigo Portella e idealização de Felipe Heráclito Lima – vem sendo aclamado pelas premiações. Tanto que Portella venceu a categoria Melhor Direção no prêmio APCA e o espetáculo foi indicado na categoria Musical Brasileiro do Prêmio Arcanjo 2024.

“Ray – Você não me conhece” fará duas sessões, nos dias 27 e 28 de março, no Teatro Guaíra.

“Rei Lear”

Rei Lear vira “mama drag” na montagem da Cia. Extemporânea. Foto: Divulgação

Um clássico de Shakespeare numa estética drag, unindo esses dois mundos sem que a dramaturgia original ou a vida da drag queen contemporânea se desfigurem em cena. Essa é a proposta de “Rei Lear”, indicado na categoria Melhor Ator do Prêmio Shell, pela atuação da protagonista Alexia Twister. No Prêmio Arcanjo 2024, a companhia Extemporânea, responsável pela encenação, recebeu o Prêmio Especial. DaCota Monteiro, que vive o Conde de Gloucester (Dona Glau), foi indicada ainda ao Prêmio Prio de Humor.

“Rei Lear” fará duas apresentações, nos dias 31 de março e 1º de abril, no Guairinha.

“Brilho Eterno”

Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller dividem a cena. Foto: Tame Louise

As relações humanas nunca foram tão essenciais, especialmente no mundo pós-pandemia, e “Brilho Eterno” traz essa reflexão ao palco, com idealização, direção e encenação de Jorge Farjalla. A comédia romântica, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, vem sendo altamente aclamada pela crítica e já conquistou quatro distinções, incluindo o de Melhor Espetáculo no Prêmio Bibi Ferreira.

“Brilho Eterno” chega com duas sessões, em 29 e 30 de março, no Teatro Guaíra.

“Alaska”

Alaska concorre a vários prêmios. Foto: Chico Lemos

A categoria Iluminação do Prêmio APTR 2025 nomeou Wagner Antônio por sua atuação em dois espetáculos: além de “Prima Facie”, a peça “Alaska” – estrelada por Rodrigo Pandolfo e Louise D’ Tuani – que também foi indicada nas categorias Melhor Trilha Sonora (Azullllllll), Melhor Direção de Movimento (Lavinia Bizzotto) e Melhor Produção (Dtuani Produções e Realejo Produções) do APTR.

“Alaska” terá duas apresentações no Teatro Guairinha, em 29 e 30 de março.

Mostra Lucia Camargo

Com 27 espetáculos selecionados pela curadoria formada pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar e o dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, a Mostra Lucia Camargo tem como marca a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional e a representatividade de diferentes grupos.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.

Festival de Curitiba

Os ingressos para o Festival de Curitiba podem ser adquiridos pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria física localizada no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico).

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Da Assessoria de Comunicação do Festival de Curitiba

33.º Festival de Curitiba

De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile