E se você passasse o carnaval na maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil?
O Risoflora, que já está em sua 3° edição, é um festival que acontece durante o carnaval e que reúne música, sustentabilidade e harmonia em atividades para toda a família em meio à natureza.
+LEIA TAMBÉM+ Com ar romântico, Silva lança “Mais Raro”
Situado em Porto de Cima, distrito de Morretes, o Festival oferece oficinas, teatro e recreação infantil, acompanhada por uma equipe de monitores especializados. O evento tem o apoio do Comitê de Cultura do Paraná, que vai manter um espaço para, entre outras coisas, desenvolver ações de capacitação sobre políticas públicas e leis de incentivo.

“O Risoflora é um encontro multicultural que acontece durante a maior festa popular brasileira. É uma possibilidade de celebrar, trocar experiências e conhecer novas pessoas, em meio a um espaço natural único e preservado”, comenta Fredy Ferreira, um dos organizadores.
No segmento musical, a principal atração deste ano é a banda brasileira de raízes mexicanas “Francisco, el Hombre”, liderada pelos irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte. O quinteto mistura elementos do folk e do rock com ritmos latinos, canta em português, espanhol e inglês, e define seu estilo como “pachanga folk”.
Indicado ao Grammy Latino de 2017 com “Triste, Louca ou Má”, é hoje um ícone da música independente, reconhecido por suas performances vibrantes e letras engajadas.
Outro destaque é o conjunto franco-brasileiro “Čao Laru”, formado em 2015, em Rennes, na França, por músicos com raízes em diferentes culturas. No repertório, o grupo mistura ritmos como samba, maracatu, baião e até mesmo música da região dos Balcãs, no sudeste europeu. Com três álbuns lançados, encarna o estilo nômade, viajando de Kombi para apresentações ao redor do mundo.
A grade de shows ainda conta com Thaïs Morell, Ímã com Cacau de Sá, Janine Mathias, Pagode da Sasá, Confraria da Costa, Flor ET, Mumbai Express, Namastê, Cigarras, Chucrobillyman, Escambau e Sopro Difuso.
Os ingressos do Risoflora custam R$ 550,00 e estão à venda pelo ticketdigitall.com.br. A programação completa está no Instagram: @risoflorafestival.
Durante os dias de Festival, o público também terá à disposição diversas oficinas, como as de capoeira, yoga e sustentabilidade. A programação infantil inclui jogos cooperativos, trilhas, atividades na natureza e refeições.
“Isso garante que mães e pais possam aproveitar as apresentações enquanto os pequenos se divertem em segurança. O Risoflora é um ambiente seguro, de respeito e carinho entre as pessoas”, completa Valdemir Krause, também organizador.
Na infraestutura, o Riso Hostel e o Riso Camping oferecem acomodações. No camping, há chuveiros quentes e tomadas. Para quem prefere ter mais privacidade e conforto, há opções de pousadas na região.
SERVIÇO
Risoflora – Festival de Carnaval 2025
De 1° a 5 de março 2025
Porto de Cima (Morretes)
Valor: R$ 550,00
Ingressos e mais informações:
@risoflorafestival