Quatro peças, três argentinas e uma uruguaia, traçam um panorama do teatro produzido à beira do Rio da Prata na Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba. Entre as produções argentinas, destaca-se “A Velocidade da Luz”, a peça site-specific de Marco Canale. O diretor vai chegar a Curitiba um mês antes da apresentação e selecionar um elenco local de não atores com idade acima dos 60 anos. O espetáculo que já passou por Japão, Alemanha e Espanha é uma das grandes atrações desta edição do Festival

+ Leia Também + Cinco vezes Cacá Diegues 

Além dela, destaca-se “Gaviota”, uma adaptação contemporânea da obra de Anton Tchékhov, focada em apenas alguns personagens, com dramaturgia e cenografia que remetem ao minimalismo. O público se senta ao redor de uma mesa, em torno da qual estão as cinco atrizes da peça, nesta ousada releitura bonaerense de “A Gaivota”, dirigida pelo multipremiado diretor e professor de teatro Guillermo Cacace. “Esta versão busca alcançar o sublime do original por meio de um sussurro, captando o essencial e aquilo que não pode ser dito”, afirmou o diretor.

Ivam Haidar em ‘No Estoy Solo’. Foto: divulgação

Também oriundo de Buenos Aires, o espetáculo “No Estoy Solo” é uma peça que mistura dança contemporânea e performance, criada e interpretada por Iván Haidar, que apresenta uma perspectiva sobre relacionamentos. Com direção de Sol Santacá, a peça-ritual aborda a fronteira entre companhia e solidão, entre presença e ausência.

Banda Oriental

Da banda oriental do Rio da Prata vem o espetáculo “Desmontaje”, um monólogo no qual a autora Jimena Márquez conduz no palco uma experiência teatral híbrida entre documentário e espetáculo.

Cena de El Desmontaje’. Foto: Gabriel Arambillete

Quase como uma falsa conferência, Jimena, que é uma das grandes letristas das murgas do Carnaval uruguaio, interage com a plateia com humor enquanto fala sobre o ofício teatral, a partir de suas experiências reais como uma das dramaturgas mais originais da cena sul-americana.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile