É inevitável estar minimamente online e não saber quem é Oruam. Um dos novos nomes da cena Trap vem se envolvendo em polêmicas especialmente por defender a soltura do seu pai, o traficante Marcinho VP, um dos principais líderes do Comando Vermelho. A movimentação gerou, inclusive, um projeto de Lei liderado por um vereador do PL de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, intitulado “Lei Anti Oruam” que quer proibir o uso de recursos públicos para contratar artistas que façam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas durante shows na cidade. O projeto causou polêmica, principalmente ao que tange a liberdade de expressão artística em geral.

+LEIA TAMBÉM+ Espetáculo discute ascensão do fascismo no Brasil

Tudo isso se tornou um cenário absolutamente palpável para o lançamento do primeiro disco do cantor, chamado Liberdade, lançado hoje, dia 21 de fevereiro  nas plataformas digitais e um dia após sua prisão por manobra arriscada para fugir de uma blitz. O álbum, reflete a busca do rapper pelo reconhecimento de sua própria identidade, além de representar sua luta contra os rótulos e estigmas impostos pela sociedade.

Com a representação de sua família completa na capa do álbum, “Liberdade” é composto por 15 faixas e traz produtores musicais e participações especiais de grandes nomes da cena, como MC Poze do Rodo, Orochi, MC Cabelinho, Chefin, Borges e Leviano, Ryan, entre outros.

‘Liberdade’ é a minha vida em música, tá ligado? Esse projeto representa tudo o que eu passei, tudo o que eu conquistei e a luta diária pra ser reconhecido pelo o que eu sou. Sempre tentaram me colocar em uma caixa, mas a minha música é o que me faz livre. A maior riqueza que eu tenho é a minha família. Foi ela que me deu força para seguir, para continuar acreditando. Meu nome carrega um peso, mas também carrega amor, resiliência e muita verdade. Eu canto a minha realidade e é isso. Esse disco é a prova de que posso escrever minha própria história”, declara Oruam sobre o lançamento.

Com um repertório que mescla vivências pessoais, reflexões sobre a vida na periferia e sentimentos universais, “Liberdade” soa como um grande grito de dentro para fora de um dos artistas mais escutados do país. Com mais de 13 milhões de ouvintes mensais no Spotify, Oruam coleciona uma legião de fãs e seu último sucesso, “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim” (feat com Zé Felipe, Mc Tuto e Rodrigo do CN), além de chegar ao Top1 do Spotify e ser a música mais tocada no mês de janeiro, segue desde dezembro entre o Top3 da plataforma. Atualmente a faixa está com mais de 90 milhões de streams no Spotify e 70 milhões de visualizações no Youtube. Sua apresentação no Mainstreet Festival em Portugal, no início deste mês, Oruam cantou pela primeira vez ao vivo a música “22 Meu Vulgo” para um público de 20 mil pessoas, reforçando a crescente notoriedade do artista nacional e internacionalmente. Ouça o álbum.

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Jornalista, DJ e especialista em música brasileira

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile