A programação da 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis que vai acontecer entre 21 e 23 de março terá mais de 300 atrações distribuídas entre 19 bairros e mais de 100 espaços culturais da capital catarinense. O evento vai celebrar os 352 anos de Floripa e reunirá grandes nomes da música, teatro e artes visuais.
+ Leia Também + Griôs do Leão: série resgata personagens do Maracatu pernambucano
Algumas das atrações já confirmadas são os Paralamas do Sucesso, os locais Dazaranha e mais Teresa Cristina, Grupo Galpão, João Gomes, Renato Teixeira & Xangai, Lara Sales & Felipe Cordeiro, Salomão Soares & Vanessa Moreno, Dandara Manoela & Jota.Pê e Grupo Maria Cutia de Teatro.
A maior parte dos eventos vai acontecer nos dois palcos instalados na Arena Floripa: no Palco Claro, no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, ou no Palco Centro Leste, na rua Nunes Machado.
O Largo da Alfândega, no centro da Cidade, se transformará em um grande cinema. Uma Sessão Paradigma de Cinema e uma edição especial do projeto Museus Virtuais, que levará o público a conhecer virtualmente a obra e vida de Michelangelo, são algumas das atividades programadas para o local.
A programação ainda contém exposições, performances urbanas, espetáculos teatrais e dança. A Maratona Cultural também contará com 14 feiras de artesanato e gastronomia.
“A Maratona Cultural é um evento que transforma Florianópolis em um grande palco vivo, onde arte e cultura se encontram com a comunidade de forma gratuita e acessível. Esta edição reforça nosso compromisso com a diversidade cultural e a valorização dos artistas, proporcionando ao público uma programação ampla e de qualidade. Esperamos que todos aproveitem essa grande celebração da cultura”, afirma a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges.
Programação conta com novos eventos
Outro destaque da edição é a integração de eventos parceiros que já faziam parte da agenda cultural da cidade, mas agora estão na programação oficial da Maratona.
Entre os eventos estão:
- A Semana Balaclava, que ocorre na sexta-feira e no sábado na Escadaria do Rosário. A programação contará com DJs e bandas como Dead Fish, Curumin e Budang;
- A Mostra Traço de Bolso, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição;
- O Projeto Palco Norte Sul, que levará atividades para o Jurerê Open e para o Boulevard 14/32, no Aeroporto Internacional de Florianópolis;
- O Meu Boizinho, no Parque de Coqueiros, para quem aprecia experiências culturais diferenciadas;
- A Caminhada Cultural “Entre Praças e Chácaras”, com saída do Largo Benjamin Constant, que apresentará a história de Florianópolis nos séculos 18 e 19;
- Festival Cultural Franz Cabaret, com Luiz Gustavo Zago e Matu Miranda, no Franz Cabaret;
- E a criançada poderá se divertir na Maratoninha Cultural, no Espaço Engie, no Largo da Alfândega, que terá dezenas de atividades durante o final de semana.
A 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural e do Ministério da Cultura.