Desde 1988 os Racionais MC’s são conhecidos como “poetas das ruas” O grupo, que é formado por Edi Rock, KL Jay, Ice Blue e Mano Brown, foi um dos precursores do movimento no Brasil, mais precisamente em São Paulo, celeiro de grandes nomes do estilo.
+LEIA TAMBÉM+ Pelo segundo ano consecutivo, Mostra Surda de Teatro injeta mais acessibilidade no Festival de Curitiba
A potência e importância da narrativa dos Racionais, que lutam por justiça social no país, foram reconhecidos ao ponto de a Universidade de Campinas (Unicamp) entregarem ao quarteto a honraria de doutor honoris causa, um reconhecimento único em homenagem à rica trajetória. A cerimônia aconteceu ontem (8) no Centro de Convenções da universidade e foi restrita a convidados, com transmissão online.
Durante a entrega, Mano Brown agradeceu o reconhecimento e lembrou a trajetória do grupo musical. “A única ambição que a gente tinha certeza que aconteceria era que, quando os pretos ouvissem a gente, alguma coisa aconteceria”, contou.
“A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas. Muito obrigado, sem palavras”, disse o rapper.
Participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; a pedagoga, professora e doutora Nilma Lino Gomes, madrinha dos homenageados; e outros convidados.
Hip hop para mim é um acontecimento espiritual. A Lauryn Hill também falou isso. Um acontecimento espiritual que fez um grande resgate dos pretos no mundo inteiro. […] Racionais não é só música, o grupo não é só o enfrentamento, é uma missão também”, disse KL Jay.

O título de doutor honoris causa é definida pela Unicamp como “a distinção máxima prevista no estatuto”, e é concedida a “pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes; que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade; ou que tenham prestado relevantes serviços à Universidade”.
A honraria também ressalta a atuação política do grupo no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção”.
Desde a fundação da Universidade Estadual de Campinas, pelo menos 31 personalidades já receberam a honraria da universidade estadual, entre elas, os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.
Ouça o trabalho dos Racionais.