Lançado há exatos 30 anos, o filme “O Menino Maluquinho” de dirigido por Helvécio Ratton e inspirado na obra de Ziraldo mostrava um grupo de crianças se divertia nas ruas de Belo Horizonte ao som da trilha de Milton Nascimento e um cenário de casinhas coloridas. Em 2025, o longa completa três décadas e ganha uma homenagem especial: o passeio temático “BH Maluquinha”, promovido pelo projeto BH a Pé, acontece neste sábado, 5 de abril, às 9h, com inscrições pela plataforma Sympla.
+ Leia Também + Mário Bortolotto em carne, osso e chumbo grosso
A caminhada literária percorre cerca de 2,5 km, passando por pontos icônicos da capital mineira que aparecem no filme, como a escola do Maluquinho, o tobogã da avenida do Contorno, a Savassi e a rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, onde o protagonista vivia. O trajeto será guiado por Rafael Sette Câmara, criador do BH a Pé, e terá trechos do livro lidos durante o percurso, além da degustação de um chocolate Lalka — símbolo da nostalgia que inspira a atividade.
O passeio marca o aniversário de morte de Ziraldo, falecido em 6 de abril de 2024, e é descrito por seus idealizadores como uma celebração à infância. “Ziraldo narrou a infância de gerações. Esse é um passeio para adultos e crianças, já que fala da época mais mágica da vida de todos nós”, afirma Sette Câmara.
A caminhada também faz referência à casa onde viveu Guimarães Rosa, localizada na mesma rua das casinhas tombadas, e que conecta a proposta à obra Miguilim, outro clássico da literatura mineira sobre a infância. O roteiro ainda cita livros como “O Menino no Espelho”, de Fernando Sabino, e “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo.
Com cerca de duas horas e meia de duração, a atividade combina literatura, memória urbana e afeto. As casas art decó da rua Congonhas, quase demolidas nos anos 2000, foram preservadas e restauradas após serem tombadas em 2007. Um prédio residencial foi construído atrás delas, mantendo a fachada histórica, que agora serve como ponto final da caminhada.
Essa é a oitava rota criada pelo casal Rafael Sette Câmara e Luísa Dalcin, jornalista e autora do blog @ondecomerebeber. Os passeios do BH a Pé unem histórias literárias, gastronomia e lugares afetivos da cidade. “Toda aquela geração dos anos 90 que viu o filme cresceu. Esse é um passeio de nostalgia, de lembrar de onde viemos”, diz Sette Câmara. “Como escreveu o Ziraldo: não éramos maluquinhos, éramos só crianças felizes.”
BH Maluquinha entra agora para a programação mensal do projeto, com novas datas previstas ao longo do ano.
Caminhada “BH Maluquinha”
Onde: Saída da Praça Milton Campos (Av. Afonso Pena, 3328 – em frente ao Breik Breik)
Quando: Sábado, 5 de abril, às 9h
Quanto: R$ 75 por pessoa
Reservas: Sympla ou Instagram @bhape e @caminhadasbh