Abandonado há quase duas décadas, o icônico Cine Ipiranga, no centro de São Paulo, será reaberto por um dia. A reativação acontece no dia 12 de abril, com a realização da 1ª Mostra Angústia de Cinema. O evento, gratuito, reúne seis curtas-metragens com temáticas sociais urgentes e dará vida nova ao espaço, fechado desde 2005.
+ Leia Também + “Não existe oposição na Rússia de Putin”
Idealizada pelo ateliê de arte experimental Angústia e realizada pela produtora MyMama Entertainment, a mostra é um manifesto visual. As obras, criadas ao longo de mais de dez anos, abordam temas como migração, violência e desigualdade. O projeto tem direção de artistas como Fabrício Brambatti (o Urso Morto), Tommaso Protti e Carol Pires.
A proposta da mostra é reocupar o Cine Ipiranga — tombado como patrimônio histórico — para contar histórias que atravessam a dor e a coragem. “Essa Mostra é a concretização de uma década de criação coletiva. São filmes experimentais que falam sobre assuntos negligenciados”, afirma Urso Morto.
Filmes que provocam
A programação começa às 15h, com o curta As 7 Mortes de Pedro, sobre a teoria de um menino que acredita haver apenas sete formas de morrer. Às 16h, será exibido Brasil Impossível, um retrato do país entre a ternura e a brutalidade. Na sequência, às 17h, vem Meu Coração Já Não Aguenta Mais, filme que estreou no Festival do Rio e chega pela primeira vez a São Paulo.
Às 18h, será exibido Cativeiro, sobre as prisões físicas e subjetivas que criamos. Às 19h, estreia Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira, fruto de dez anos de trabalho de Urso Morto e Tommaso Protti. Encerrando, às 20h, o filme inédito no Brasil Maldito Darién, que acompanha migrantes atravessando a selva mais perigosa do mundo, entre a América do Sul e a Central.
Além dos filmes, o evento contará com painéis com especialistas como Vera Iaconelli, Kwame Yonatan e Maria Beatriz Nogueira (ACNUR), além de artistas como Palomaris, Fernando Macario e Tifani, imigrante congolesa que viveu a travessia retratada em Maldito Darién.
O público também poderá visitar exposições fotográficas e acompanhar performances e atrações artísticas. “Acreditamos em dar visibilidade a vozes urgentes e criadores com coragem de transformar angústia em ação”, afirmam as sócias da MyMama, Mayra e Gabrielle Auad.
1ª Mostra Angústia de Cinema
Onde: Cine Ipiranga – Avenida Ipiranga, 752, São Paulo/SP
Quando: 12 de abril de 2025, das 14h às 23h
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Ingressos: Via Sympla ou na bilheteria no dia do evento
Programação
15:00 – As 7 Mortes de Pedro (2012), dir. Fabrício Brambatti
16:00 – Brasil Impossível (2018), dir. Fabrício Brambatti – 1ª exibição no cinema
17:00 – Meu Coração Já Não Aguenta Mais (2021), dir. Fabrício Brambatti – 1ª exibição em São Paulo
18:00 – Cativeiro (2020), dir. Fabrício Brambatti – 1ª exibição no cinema
19:00 – Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira (2024), dir. Fabrício Brambatti e Tommaso Protti – estreia
20:00 – Maldito Darién (2024), dir. Fabrício Brambatti, Tommaso Protti e Carol Pires – 1ª exibição no Brasil