Realmente é difícil sair da Bahia sem deixar o coração por lá e Luã Yvys, revelação da MPB, parece ter transmitido exatamente esse sentimento com o disco Deixei meu Coração na Bahia, segundo da carreira e que estreou hoje (11) nas plataformas digitais. 

+ LEIA TAMBÉM + Os Garotin, Emicida e Grelo: veja os artistas indicados ao Prêmio BTG Pactual

Já na primeira faixa, Onde For Me Leva, o artista declara seu apego à Caraíva, Trancoso e Salvador, cidades famosas pelas belas praias e o agito cultural, especialmente a capital baiana. Os acordes e as batidas leves soam como ondas batendo na areia grossa destas praias, onde todo o céu é azul.

Pra acalmar seu coração chega recheada de carinho e delicadeza, que deixa transbordar em cada verso o desejo de trazer paz e alegria ao outro. Na faixa o artista se entrega ao amor com promessas de aconchego, risos e momentos simples de felicidade. A canção é como um abraço sonoro, um convite para deixar para trás as preocupações e se entregar ao prazer da companhia de quem se ama, afirma o cantor.

 E se a vida revela a saudade e o desejo de um recomeço. A canção traz uma reflexão sincera sobre os momentos que ficaram para trás e a chance de reconquistar o que se foi. Com um refrão envolvente e um arranjo cheio de reviravoltas, o artista expressa o anseio de ter novamente ao seu lado a pessoa amada. Um convite à segunda chance, cheio de emoção e vulnerabilidade.

Nas palavras de Luã, ‘Deixei meu coração na Bahiaé um mergulho profundo nas emoções de um amor que ficou gravado na memória, como a brisa das praias baianas e o canto das sereias. A faixa, composta em 2014 (em parceria com Jorge Nova) e que intitula o álbum ganhou a participação especial de seu padrinho, Caetano Veloso, é uma homenagem a Caymmi, Bonfim e à essência da Bahia, que permeia todo o projeto.

Desde o primeiro momento em que compus essa canção, ouvia a voz do meu padrinho cantando. Achava a cara dele, afinal ele sempre foi uma inspiração pra mim. Quando pensamos em colocar um samba neste álbum, logo me lembrei dela. Tomei coragem para fazer o convite, entrando em contato primeiramente com Paula Lavigne. Quando recebi a resposta de Caetano (“Luã, acabo de ouvir seu gostoso samba e senti orgulho. Quero, sim, gravá-lo com você”), foi uma emoção indescritível, como a realização de um sonho. E a sensação de vê-lo gravando no estúdio com tanto cuidado e carinho foi ainda mais surpreendente pra mim, lembra o artista.

 Outro destaque do disco é ‘Ainda Tenho Asas’, primeira e única parceria de Luã Yvys com sua mãe, Elba Ramalho. A canção foi composta no verão de 2019/2020 sob encomenda da artista, que na época pediu um xote romântico, e foi gravada pela primeira vez para o álbum “Eu e vocês”, de Elba.

 Por sugestão do produtor musical Filipe Soares, Luã fez uma nova roupagem, mais animada, para encaixar na proposta do disco. Elba comenta sobre a nova versão: A canção ganhou um toque menos regional e mais universal. Por si, a música já é muito atraente, mas o canto e o balanço do Luã nos leva a voos mais altos, ficou linda!.

 A faixa celebra a liberdade e o poder de seguir em frente, mesmo quando o amor parece ter chegado ao fim. Mistura introspecção e esperança, com uma melodia que convida à reflexão sobre a importância de viver o presente e deixar a vida acontecer sem pressões.

Apesar de falar de um amor que acabou, a letra transmite uma mensagem de confiança e leveza, reforçando a ideia de que a alma sempre tem asas para voar, destaca o artista.

 Produzido por Luã Yvys (que além de cantar também toca violões e sintetizadores em algumas faixas), em parceria com Filipe Soares, integram à ficha técnica do álbum nomes de músicos consagrados como Dirceu Leite, considerado um dos mais importantes instrumentistas de sopro do Brasil, Rafael dos Anjos, violonista, Marlon Sette, trombonista, Federico Puppi, violoncelista e outros.

Também fazem parte do álbum as faixas ‘Ao seu dispor’,Filha de Iemanjá’, ‘Duvidei’, e ‘Me Beija’, feat com Mariana Volker. As músicas foram lançadas no formato de single entre novembro de 2024 e março de 2025. Ouça.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Jornalista, DJ e especialista em música brasileira

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile