Nelson Barskerville foi enfático ao criar o espetáculo Otto Lara Rezende ou Bonitinha mas Ordinária ou no Brasil Todo Mundo é Peixoto. Especialmente ao tratar da hipocrisia da direita brasileira, algo tão incrustado desde sempre na sociedade mas que vem ganhando espaço graças aos diversos sistemas políticos que temos visto.
+LEIA TAMBÉM+ O encontro entre a arte e a natureza
O ator, diretor, autor teatral, e artista plástico foi Prêmio Shell 2011 de melhor diretor por “Luis Antonio-Gabriela”, (espetáculo com maior número de indicações do ano – melhor diretor, autor, iluminador, ator e figurino) além do Prêmio APCA, 2011, de melhor espetáculo entre outras premiações. Ou seja, alguém com as melhores credenciais possíveis para conduzir um texto trágico de Nelson Rodrigues.
O espetáculo, que é produzido pela Ocanga Produções e Inbox cultural, conta a história de Edgard, um homem marcado pela miséria apesar de anos de dedicação ao patrão Werneck e que recebe uma proposta tentadora: casar-se com Maria Cecília, jovem rica e “bonitinha”, mas envolta em um passado controverso. O dilema entre dinheiro e moralidade o arrasta por um universo de desejos reprimidos, traições e valores distorcidos. A música, composta de Astor Piazzolla (Vuelvo al Sur e Adios Nonino) também conta com uma variada lista de canções brasileiras que vão de Roberto Carlos a José Augusto, embalando as desventuras de Edgard, que se vê na encruzilhada entre tornar-se um “próspero” milionário ou honrar a educação e ética transmitida por seu pai.

No contexto da peça, os direitistas são retratados por sacos de supermercado como máscaras em um cenário distópico composto por pneus, raspas de pneus e figurinos manchados por lama. São 19 artistas que encaram a missão de retratar fielmente a direita hipócrita em ascensão.
Com estreia em em novembro de 2024, a montagem foi sucesso de público no Teatro de Contêiner Munguzá em dois fins de semana seguidos e reestreou neste mês de abril no mesmo local, repetindo o feito. Agora, o espetáculo se estende para os dois primeiros fins de semana de maio, sempre às sextas, sábados e domingos (Sextas e Sábados 20h e Domingos 18h). Programa imperdível para quem estiver em São Paulo!
Serviço: Otto Lara Rezende ou Bonitinha mas Ordinária ou no Brasil Todo Mundo é Peixoto
Quando: De sexta a domingo até o dia 18 de maio. (Sextas e Sábados 20h e Domingos 18h)
Onde: Teatro de Contêiner Munguzá (Rua dos Gusmões, 43 Santa Ifigênia São Paulo, SP)
Quanto: R$30 (meia-entrada) R$60 (inteira) + taxas. Compre aqui
Amei! Bora 🙌🏼