A cultura popular brasileira será celebrada em Curitiba no próximo domingo, 27 de abril, com a primeira edição do Festival ARCA – Festival de Cultura Popular. Com entrada gratuita, o evento acontece das 14h às 21h nas Ruínas de São Francisco, reunindo mestres e grupos culturais de diversas regiões do país.

+ Leia Também + Festival de artistas de rua leva música e circo para São Paulo

Idealizado pela Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS), o festival promove o encontro entre artistas e o público por meio de apresentações de maracatu, frevo, fandango, música, carnaval e contação de histórias. O objetivo é valorizar as expressões tradicionais e criar um espaço de intercâmbio entre diferentes saberes.

Festival ARCA Cultura Popular
Maracatu Aroeira nas Ruínas do São Francisco. Foto: Divulgação

Entre os destaques da programação estão os músicos pernambucanos Maciel Salu e Adiel Luna — este último comemora 25 anos de carreira com o espetáculo Cantilena. Também se apresentam os grupos curitibanos Maracatu Aroeira, Mandicuera, Afropretinhosidade e Garibaldis e Sacis. A contação de histórias será conduzida por Carlos Daitschman, Alessandro Nascimento, Humberto Soares e Kátia Horn, com mediação de Richard Rebelo e Geysa Costa.

O festival será acessível com intérprete de Libras em todas as apresentações.

Esquenta com roda de conversa

Na véspera do evento, no dia 26 de abril, às 16h, será realizada uma roda de conversa com os artistas participantes, no Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE). A atividade é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição pelo perfil do ARCA no Instagram. O encontro permitirá aos visitantes conhecerem as trajetórias e processos criativos dos artistas envolvidos.

Segundo Marcel Cruz, presidente da ARCAEAGS, o evento nasce com o propósito de se tornar parte do calendário cultural da cidade. “Nosso objetivo é proporcionar, de forma gratuita, o contato com as mais diversas manifestações culturais do Brasil. O nome ‘ARCA’ faz referência tanto à sigla da Associação quanto à ideia de reunir expressões culturais e transportá-las como em uma viagem de saberes”, explica.

A realização do Festival ARCA é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Veneri ao Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, da Sanepar e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Comunicação.

Programação completa do ARCA – Festival de Cultura Popular

14h – Abertura
14h15 – Maracatu Aroeira
14h45 – Contação de histórias com Carlos Daitschman
15h – Grupo Afropretinhosidade
15h40 – Contação de histórias com Alessandro Nascimento
16h – Bloco Garibaldis e Sacis
16h40 – Contação de histórias com Humberto Soares
17h – Grupo Mandicuera
17h40 – Contação de histórias com Kátia Horn
18h – Show de Adiel Luna (Cantilena)
19h – Show de Maciel Salu e grupo

Festival ARCA – Festival de Cultura Popular

Onde: Ruínas de São Francisco – Curitiba
Quando: Sábado, 27 de abril, das 14h às 21h
Quanto: Entrada gratuita

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Opa, dia 27 é domingo.

Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
1
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile