A vida e a obra do artista pernambucano Renato Valle ganham nova dimensão no livro homônimo publicado pela Cepe Editora. O lançamento da obra será no sábado, 17 de maio, às 15h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), no Recife. O evento marca também a abertura da exposição braꙄil, com obras inéditas do artista.
+ Leia Também + Sete exposições em São Paulo que valem a viagem em 2025
Organizado pelo jornalista Bruno Albertim, o livro reúne textos de críticos, curadores e pesquisadores que analisam diferentes aspectos da produção do artista. São 292 páginas com imagens de obras, trechos de exposições e reflexões sobre a trajetória de um dos nomes centrais da arte contemporânea brasileira. A publicação integra o catálogo de Arte da editora pública.
Com início artístico nos anos 1970, Renato Valle é conhecido pelo uso expressivo de técnicas diversas — como pintura, gravura, escultura e desenho. Para o artista, sua criação é visceral: “Nunca tive outra atividade profissional. É como respirar ou andar. Tudo inevitável e fundamental pra continuar vivendo”, afirma.
Entre os autores convidados estão Lilian Maus, Marcus Lontra, Agnaldo Farias, Moacir dos Anjos, Renata Bittencourt, Diogo Dobbin-Todë, Joana d’Arc Lima e o próprio Bruno Albertim. Os textos dialogam com imagens de obras, como nas séries Augusta com Itu, Gludsted, Retratos de Quarentena e mostras realizadas em Recife e São Paulo.
A exposição braꙄil ficará em cartaz até 17 de agosto. Reúne 11 obras inéditas: pinturas, desenhos, objetos e impressões digitais. As peças, com grandes dimensões, ocupam diferentes espaços do Mamam e marcam o retorno do artista às galerias do Recife, onde não expunha individualmente desde 2019.
Livro Renato Valle e exposição braꙄil
Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Rua da Aurora, 265 – Recife/PE
Quando: 17 de maio (sábado), às 15h
Quanto: Entrada gratuita | Livro impresso: R$ 170