A 23ª edição da Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (12) com uma programação intensa. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o evento é um dos maiores do calendário cultural brasileiro.
+ Leia também + Arte indígena e ancestralidade no Inhotim
Neste ano, participam 1.012 instituições de todo o país, que organizaram mais de 3.150 atividades culturais. A ação celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, e busca valorizar os museus brasileiros e seu papel na sociedade.

A programação se espalha por todas as regiões: são 440 instituições no Sudeste, 254 no Nordeste, 198 no Sul, 63 no Centro-Oeste e 57 no Norte. A proposta é promover uma aproximação dos museus com seus públicos por meio de ações presenciais e online.
Cada edição da Semana Nacional de Museus adota um tema específico, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que orienta a programação das instituições participantes.
Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, o evento deste ano convida à reflexão sobre três subáreas fundamentais: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas Tecnologias.
O público poderá acessar atividades como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas-redondas, oficinas, saraus, rodas de conversa, performances e apresentações musicais e teatrais.
Toda a programação da Semana Nacional de Museus e da Primavera dos Museus, pode ser acessada no Visite Museus, a plataforma digital do Ibram criada para o evento do ano passado. Com esta nova ferramenta é possível pesquisar as atividades por estado, cidade ou nome da instituição. O Visite Museus amplia o acesso à cultura, promove a educação e a inclusão social e facilita a participação do público nacional e internacional.
Serviço
23ª Semana Nacional de Museus
Onde: Em todo o Brasil, com atividades online e presenciais
Quando: De 12 a 18 de maio de 2025
Quanto: Gratuito
Programação completa: visite.museus.gov.br