Com informações da Agência Brasil
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) apresenta até 11 de julho a exposição Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba. A mostra está em cartaz no Centro Cultural da universidade, no bairro Prado Velho, em Curitiba.
+ Leia também + A ‘Pequena África’ redescoberta
A exposição revisita a trajetória do samba na capital paranaense, explorando sua relação com o espaço urbano, a resistência cultural e a identidade negra. A iniciativa reúne documentos, fotografias e relatos que evidenciam como o samba moldou e foi moldado pela cidade.
“Essa exposição é um convite para enxergar Curitiba pelo olhar de quem faz o carnaval acontecer. É sobre resistência, criatividade e a força coletiva do samba na cidade”, afirmou o curador Gustavo Paris, integrante da PUCPR Cultura.
Entre os destaques, está a conexão entre o samba curitibano e as ferrovias. O tema remete à formação da primeira escola de samba da cidade, ligada aos trabalhadores negros da antiga ferrovia e à extinta Vila Tassi — território invisibilizado pela história oficial.
Segundo a antropóloga Caroline Blum, o samba e o carnaval de Curitiba contam a própria história da cidade: “A vila que o título da exposição traz é a Vila Tassi, um local que é invisibilizado pela história oficial”, afirmou em vídeo nas redes da PUCPR Cultura.
A mostra também evidencia o papel dos blocos de rua e a ocupação do espaço público como forma de expressão coletiva e afirmação da cultura popular.
A exposição tem apoio da Casa da Memória, Fundação Cultural de Curitiba, Museu Paranaense, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná.
Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba
Onde: Centro Cultural da PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba – PR
Quando: Até 11 de julho de 2025
Quanto: Entrada gratuita
Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h; sábado, das 9h às 13h