A maior exposição já realizada sobre o poeta, cantor e compositor Cazuza estreia no Rio de Janeiro em 12 de junho. Batizada de Cazuza Exagerado, a mostra ocupa uma área de mais de 1.500 metros quadrados no terraço do Shopping Leblon, bairro onde o artista viveu e deixou marcas profundas na cultura nacional.
+ Leia Também + Daqui Ninguém Sai estreia temporada em Curitiba
A pré-venda de ingressos ocorre entre 19 e 21 de maio. A venda ao público geral começa no dia 26, pelo site cazuzaexposicao.com.br.

Com curadoria de Ramon Nunes Mello e direção artística do Caselúdico, a exposição reúne centenas de itens pessoais preservados por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza. A realização é da Hit Makers, do Grupo 4ZERO4.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a mostra celebra os 40 anos do disco Exagerado, marco da carreira solo do artista. A exposição propõe uma jornada sensorial por nove salas temáticas que revisitam sua infância, trajetória com o Barão Vermelho, carreira solo e presença na cultura midiática brasileira.

Entre os destaques, estão roupas de palco, manuscritos, desenhos, objetos pessoais, cartas e documentos raros. Muitos desses itens, inéditos ao público, foram fielmente reproduzidos para que possam ser manuseados pelos visitantes.
A mostra também oferece experiências interativas com uso de inteligência artificial, hologramas, trilhas sonoras e depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Frejat, Gilberto Gil e Fernanda Montenegro.
As salas da exposição são organizadas como um percurso cronológico e afetivo da vida de Cazuza. A primeira, Agenor Caju, apresenta sua infância e primeiras experiências com o teatro e o circo. Em Maior Abandonado, o foco recai sobre sua fase com o Barão Vermelho.

A terceira sala, Eu Sou Manchete Popular, destaca sua projeção como artista solo, com vídeos, recortes de jornais e álbuns clássicos. A relação com a televisão é celebrada em Viva o Chacrinha, Viva o Palhaço, que recria sua presença no programa do Velho Guerreiro.
Em Cazuza por Toda Parte, trilhas e imagens compõem um fluxo audiovisual contínuo de sua trajetória. Já em Caravana do Delírio, uma veraneio preta remete aos passeios com amigos pelo Rio, em clima intimista e nostálgico.
O camarim do último show no Canecão é reconstruído na sala O Tempo Não Para, que oferece uma imersão no disco ao vivo de mesmo nome. Na Mídia, na Novidade Média recria locais icônicos frequentados pelo artista, como a Pizzaria Guanabara.
A experiência culmina na sala Eu Ando Muito Bem Acompanhado, que simula o ambiente da Guanabara. Ali, o público pode “conversar” com amigos de Cazuza por meio de vídeos e depoimentos gravados.
Ao fim do percurso, os visitantes encontram uma loja oficial com produtos inspirados no artista, incluindo vinis, camisetas, azulejos decorativos e itens exclusivos.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte”, resume Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4. “É hora de exaltarmos um dos nossos maiores ícones com a mesma qualidade das grandes exposições internacionais.”
CAZUZA EXAGERADO
Onde: Terraço do Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Quando: A partir de 12 de junho de 2025
Classificação Etária: Livre
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados: das 13h às 21h
Ingressos: cazuzaexposicao.com.br