Não há cinema sem som. Mais do que complementar a imagem, a trilha sonora é um elemento essencial na construção da narrativa e das emoções do público. Essa importância é o ponto de partida da série documental “Na Trilha do Cinema”, que estreia com exclusividade no canal Curta! no dia 28 de maio, às 21h30. No dia seguinte, os episódios ficam disponíveis no streaming CurtaOn – Clube de Documentários, acessível no Prime Video Channels, Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br).
+ Leia Também +
Biografia de Jocy Oliveira revela a trajetória da pioneira da música eletroacústica
Criada pela Movioca e dirigida por Hewelin Fernandes, a série é apresentada pelo ator, compositor e produtor André Abujamra, responsável por dezenas de trilhas para o cinema. Ao longo dos episódios, ele conversa com profissionais que moldam o som dos filmes nacionais, revelando bastidores, escolhas criativas e técnicas pouco conhecidas pelo público.
“O som não é só um elemento de efeito. O som é dramaturgia”, afirma Abujamra.
Uma nova escuta para o cinema
Com depoimentos inéditos de técnicos, designers de som, compositores e cineastas, a série destaca o trabalho de artistas sonoros no cinema de ficção, documentário e animação. Cada episódio aprofunda-se em um aspecto da criação sonora, revelando a riqueza de estilos e linguagens da produção brasileira.
Os convidados incluem nomes como Tide Borges (som direto), Daniel Turini (edição e mixagem), Waldir Xavier e Luiz Adelmo (desenho de som), Guta Roim (foley), Miriam Biderman (edição de som), Antonio Pinto (composição) e Flávia Tygel (trilha sonora). No episódio final, o próprio Abujamra entrevista a si mesmo.
“Trilha que funciona é aquela que está na linguagem do filme, integrada às texturas”, define Flávia Tygel.
Sinopses dos episódios
• Tide Borges: pioneira no som direto, relembra sua atuação em filmes como “A Hora da Estrela” e “O Pó da Terra”.
• Waldir Xavier: responsável pelos sons de “O Céu de Suely” e “Madame Satã”, fala da dimensão afetiva do desenho sonoro.
• Guta Roim: especialista em foley, revela os bastidores sonoros de animações como “Tito e os Pássaros” e “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”.
• Daniel Turini: editor e mixador de filmes como “O Animal Cordial” e “Piripkura”, comenta os desafios da nova geração.
• Miriam Biderman: com mais de 150 trilhas no currículo, relembra sua estreia como editora de som em “Festa”, de Ugo Giorgetti.
• Antonio Pinto: autor de trilhas para “Central do Brasil” e “Abril Despedaçado”, narra sua trajetória nacional e internacional.
• Luiz Adelmo: comenta os sons de “O Palhaço” e “O Homem que Copiava”, e o conceito de sound design no cinema brasileiro.
• Flávia Tygel: fala das trilhas criadas para documentários como “Torre das Donzelas” e “As Polacas”.
• Abujamra: no episódio final, reflete com humor sobre sua trajetória em filmes como “Carandiru” e “Durval Discos”.
Serviço
Na Trilha do Cinema
Onde: Canal Curta! (canal 556 da Claro, 75 da Oi TV e 664 da Vivo)
Quando: Estreia em 28 de maio, às 21h30
Quanto: Gratuito para assinantes das operadoras; também disponível no CurtaOn