A cantora e compositora Rúbia Divino lança, no dia 15 de julho, o single inédito “Nuvem”. A faixa antecipa a chegada de seu novo EP, “Liberdade”, trabalho experimental que mistura dub, MPB e afrobeat com lirismo e identidade própria. O disco será lançado em formato digital e também ganhará edição especial em vinil, com tiragem limitada e pré-venda em agosto.
+ Leia Também + Festival Curitiba Jazz Sessions reúne ícones do jazz na Ópera de Arame
“Nuvem” expressa o olhar sensível da artista sobre espiritualidade, ancestralidade e as escolhas individuais como espelho do coletivo. A canção sucede o single “Arrasto”, parceria com a cantora Luedji Luna, e se apresenta como uma travessia poética sobre o tempo e os afetos.
A faixa chega acompanhada de um visualizer criado por Mayara Ferrão, artista visual e pesquisadora.
“Nuvem se constrói como um estado meditativo, uma visualidade etérea que traduz a liberdade não como ação abrupta, mas como presença suave e flutuante”, explica.
Com paleta em branco e azul-claro, o vídeo evoca Oxalá, orixá da criação e da paz, em imagens de braços abertos e pássaros em voo.
No dia 16 de julho, às 15h, será lançada no canal do YouTube de Rúbia a session ao vivo de “Nuvem”. A direção de arte é de Max Miranda (FENDA) e a direção de movimento da coreógrafa Pam de Brito.
EP “Liberdade” mistura dub, soul e música afro-brasileira
“Liberdade” é mais que uma costura de canções: é uma obra conceitual feita de encruzilhadas. O EP mistura referências da música africana, do soul, dub e reggae com base na música brasileira contemporânea. A produção é assinada por Castel e Luca Ramos, parceiros que criam a paisagem sonora ideal para a artista afirmar sua identidade.
“Este disco é sobre maturidade, intensidade e prosperidade. Um convite para vibrar fora da escassez, sem barganha do que nos é caro. Sermos quem somos, apesar do caos que nos rodeia”, afirma Rúbia.
Inspirada por pensadores como Nego Bispo, Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Katiúscia Ribeiro e Janaina Portela, Rúbia entrelaça referências da oralidade, da filosofia ancestral e da imagética negra em sua música. O resultado é um trabalho de escuta e coragem, em que som e palavra celebram a sensibilidade como resistência.
O EP “Liberdade” foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Rúbia Divino: voz da diáspora e da ancestralidade
Nascida no Rio de Janeiro, Rúbia carrega influências musicais do pai e da avó paterna, que lhe apresentaram o jazz, o samba e a música instrumental. Com um trabalho autoral marcado pela força feminina e afrocentrada, sua voz se equilibra entre a leveza e a coragem.
Desde os 20 anos, ela atua profissionalmente como cantora e compositora. Já dividiu palco com nomes como Mulamba, Di Melo, Dow Raiz, Janine Mathias, Tuyo, Banda Mais Bonita e Adriano Grineberg. Participou de festivais independentes em várias regiões do Brasil.
Além da música, Rúbia criou e lançou a websérie “Em Negrito – Na Escuta”, um videocast que reúne mais de 20 artistas para discutir protagonismo negro e narrativas afrocentradas. Ela também idealizou o projeto “Ancestrais do Futuro: Vozes do Agora”, com encontros formativos, pocket shows e debates sobre cultura da diáspora africana, arte e identidade.
Rúbia é ainda coidealizadora do Agô Afro Festival (Maringá) e do Ginga – Ancestralizando o Mercado da Música (Curitiba).