A cidade de São José do Rio Preto, a 450 km de São Paulo no noroeste paulista, vai encarar, a partir desta quinta (17) dez dias intensos de arte e teatro com a chegada da 23ª edição internacional do FIT – Festival Internacional de Teatro.

Consolidado como um dos principais eventos cênicos do país, o festival terá em 2025sua edição mais democrática: toda a programação será gratuita.

+ Leia Também + Cia. Esplendor celebra 15 anos com temporada especial no Rio 

Com o lema “FIT é de todos. E cada canto é um palco”, o festival amplia a presença territorial e afetiva na região e ocupa 18 espaços distintos da cidade, como teatros, praças, centros culturais e locais simbólicos. A proposta é transformar o cotidiano urbano em palco, fazendo da arte parte da paisagem de Rio Preto.

A abertura será no Anfiteatro Nelson Castro, com o espetáculo argentino “8cho”, da premiada companhia Brenda Angiel. A montagem aérea reinventa o tango com sete bailarinos suspensos e orquestra ao vivo.

O grupo também apresenta “MOVI”, experiência imersiva com projeções mapeadas e acrobacias. Com curadoria de Dane de Jade e Dib Carneiro Neto, a edição reafirma seu compromisso com inovação e diversidade.

Cenário internacional

 As Cores da América Latina. Foto: Divulgação

O FIT 2025 apresenta um recorte plural de propostas cênicas. Entre os destaques internacionais estão o solo alemão “A Vingança de Iphigênia”, que propõe uma leitura feminista da tragédia grega, e o espetáculo mexicano “Amanhecer com Guarda-chuvas”, uma fábula visual sobre as diferenças. Pela primeira vez, o festival abriga uma Mostra Internacional de Teatro Lambe-Lambe, com 12 mini-espetáculos itinerantes do Brasil e da América Latina.

No campo nacional, Rio Preto recebe montagens premiadas como “As Cores da América Latina” (Amazonas), vencedor do Prêmio Shell 2024, e a impactante versão de “Rei Lear” com a drag queen Alexia Twister, primeira artista do gênero a conquistar o Shell de Melhor Ator. O público infantil será contemplado com títulos como “Operilda Cai no Choro” e “A Viagem de um Barquinho”.

Rei Lear vira “mama drag” na montagem da Cia. Extemporânea. Foto: Divulgação

Produção local

Um dos eixos centrais desta edição é o fortalecimento da cena teatral rio-pretense. Com a maior participação de grupos locais da história do festival, o FIT 2025 inaugura a Plataforma de Desenvolvimento da Cena Rio-Pretense, iniciativa voltada à projeção de artistas da cidade em circuitos nacionais e internacionais.

Além das apresentações, a programação paralela traz oficinas gratuitas, debates e encontros entre artistas, críticos e espectadores. O Complexo Swift funcionará como centro de convivência e articulação do festival. Ali será realizado o Rolê do FIT, com feira de artesanato, gastronomia e apresentações artísticas. Já as crianças terão dia exclusivo de atividades no Rolezinho do FIT, marcado para 20 de julho.

Inclusão e impacto social

A retirada de ingressos segue modelo misto (online e físico), com limite de até dois por CPF, garantindo organização e acesso para toda a população. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e com apoio do Plaza Avenida Shopping e SESI São Paulo, o festival reafirma seu papel como fenômeno de democratização cultural.

Além do impacto artístico, o FIT movimenta a economia, atrai turistas e projeta São José do Rio Preto no mapa dos grandes festivais internacionais.

Desde 2002, quando passou a ter formato internacional, o evento amplia suas conexões sem perder sua essência: fazer do teatro uma ponte entre arte e transformação social.

Durante dez dias, Rio Preto respirará teatro em sua forma mais ampla – um patrimônio coletivo, um convite ao encontro e uma janela para o mundo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile