O projeto musical MUV – Movimento Uniformemente Variado, com 25 anos de trajetória autoral, realiza a segunda edição do Bairro Black Difusão. O evento será um espetáculo cênico-musical e interativo, dedicado à valorização da cultura negra em Curitiba. A apresentação acontece no dia 27 de julho de 2025 (domingo), às 18h30, no Guairinha, com entrada gratuita.

+ Leia Também + CRÔNICA: Texto de Chuveiro: um texto sobre escrever um texto

Com direção artística de Kátia Drumond, a proposta celebra artistas negros da cidade em suas múltiplas expressões. “A segunda edição do Bairro Black Difusão vem como um grande show para marcar presença, abrir espaço e valorizar artistas negros da cidade. Vamos reunir música, dança, performance e ancestralidade em uma grande celebração coletiva”, afirma Kátia.

Idealizado por Kátia Drumond e Ricardo Verocai, o MUV apresenta um espetáculo inédito, com roteiro assinado também por Evangivaldo Santos. O show tem como destaque o repertório do EP Bairro Black, lançado em 2024 e disponível em todas as plataformas digitais, além de músicas dos cinco álbuns autorais do coletivo.

Os arranjos e teclados são de Verocai, pensados para uma formação de Big Band composta por:
Kátia Drumond (vocal), Eduardo Ansay (guitarra), Evangivaldo Santos (baixo), Samir Souza (bateria), Brenda Calbaizer e Kabuto (backing vocals), Abdiel Freire (saxofone), Menandro Souza (trompete), Lauro Ribeiro (trombone) e Luiz Fernando Diogo (percussão).

Celebração coletiva

O espetáculo contará com a participação especial de 12 artistas convidados: Geyisa Costa, Flávia Imirene, Ariane Souza, PH Soares, Day Paixão, Pedro Ramires, Alucas Santos, Jacob Cachinga, Gi Kali, Chica da Silva, Inês Drumond e Jurandi Silva. Juntos, eles integram uma performance coletiva ao lado da banda MUV.

“A ideia é reunir potências artísticas da cultura negra de diferentes gerações, vivências e linguagens, para compor um show significativo e divertido para todas as idades, relembrando a força da ancestralidade”, explica Ricardo Verocai, diretor musical do projeto.

A trajetória do MUV

Criado no Rio de Janeiro em 1999 e radicado em Curitiba desde 2005, o MUV funde ritmos de matriz africana com uma sonoridade autoral. Com cinco álbuns lançados, o grupo já contou com participações de Arthur Verocai, Carlos Dafé e Macau, e está presente em rádios e playlists em diversos países.

O grupo também realiza projetos de formação e educação artística. Entre eles, o destaque é para o projeto O Som do MUV e a Música Negra nas Escolas Estaduais, que percorreu instituições públicas em 2022 e 2023.

Bairro Black Difusão – 2ª edição

Onde: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba)
Quando: 27 de julho de 2025, às 18h30
Quanto: Entrada gratuita (retirada de ingressos uma hora antes do show)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Jornalista, DJ e especialista em música brasileira

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile