De 18 a 20 de julho, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, será novamente o centro da cultura nordestina com a realização do Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo. Com entrada gratuita, o evento reunirá mais de 2 mil quadrilheiros de diferentes estados brasileiros em uma celebração que combina música, dança, comidas típicas, feira de artesanato e apresentações de 26 grupos. A novidade desta edição é a transmissão inédita e ao vivo pelo canal Junina Moleka Oficial no YouTube, permitindo que o espetáculo alcance uma audiência global.

+ Leia Também + Festival de Ciranda de Manacapuru celebra tradição cultural 

Quadrilhas arrastam multidão em Campina Grande. Foto: divulgação

Organizado pela premiada quadrilha Moleka 100 Vergonha, referência na valorização da cultura popular, o festival é realizado com o apoio do Google por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo, R$ 55 mil em prêmios serão distribuídos aos grupos participantes. Um dos destaques é a quadrilha Uai São João, de Goiânia (GO), que se apresenta pela segunda vez no evento com 37 casais e 15 integrantes na equipe técnica.

“Preparamos uma história emocionante que promete cativar o público”, conta o presidente e marcador do grupo, Geordano de Oliveira. “Temos viajado bastante levando nossos cursos por todo o Brasil. Participar desse festival é motivo de orgulho e honra.”

Além das apresentações de quadrilhas, Campina Grande também foi palco de um São João histórico em junho. Em parceria com o canal Sua Música, o YouTube transmitiu ao vivo os shows do Palco do Povo, registrando 2,4 milhões de espectadores, mais de 9,3 milhões de visualizações e 3,2 milhões de horas assistidas.

Para Alana Rizzo, Head de Políticas Públicas do YouTube, participar desse momento é também valorizar o patrimônio cultural brasileiro:

“Estar presente no São João de Campina Grande é reconhecer a importância desta festa e poder mostrá-la ao Brasil e ao mundo.”

Segundo dados internos do YouTube, 90% do conteúdo consumido no Brasil é produzido por criadores nacionais. A plataforma tem contribuído para o fortalecimento das identidades regionais e para a economia criativa local, promovendo a cultura e impulsionando oportunidades econômicas.

“O apoio do YouTube foi essencial para viabilizar um festival ainda maior, permitindo a participação de mais grupos e ampliando a visibilidade”, afirma Duane Gonçalves, vice-presidente da Moleka 100 Vergonha. “No YouTube também é possível aprender a dançar quadrilha com tutoriais e apresentações de todo o Brasil.”

O impacto vai além da cultura. De acordo com estudo da Oxford Economics, o ecossistema do YouTube gerou, em 2024, R$ 4,94 bilhões para o PIB brasileiro, apoiando mais de 130 mil empregos.

Por meio da Lei de Incentivo, o Google também reafirma seu compromisso com iniciativas de impacto social. Só em 2024, a empresa apoiou 23 projetos em 144 cidades, beneficiando mais de 130 mil pessoas nas áreas de cultura, saúde, educação e esporte. A seleção dessas iniciativas é feita com o apoio da plataforma Incentiv, que conecta empresas a projetos culturais com base em tecnologia e impacto social.

Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo 2025 – Campina Grande

Onde: Arena do Festival, Campina Grande (PB)
Quando:
18 de julho (sexta-feira), às 18h30
19 e 20 de julho (sábado e domingo), a partir das 16h
Quanto: Entrada gratuita

Transmissões ao vivo no YouTube:

Compartilhar.
5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile