Preta Gil, filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa e sobrinha de Caetano Veloso. Um legado familiar que com certeza construiu tudo o que Preta Gil veio a ser ao longo de toda vida e carreira.
E ela tinha tudo ali na sala de casa, afinal, crescer com todos os grandes nomes da música brasileira por perto era para poucos. Entretanto, o importante é saber que nem todos estes poucos saberiam aproveitar tanta sabedoria. E ela soube.
+ Leia Também + Preta Gil rompeu as barreira entre público e artistas na era das redes
Para além das paredes de casa, Preta também construiu amizades sólidas e parcerias encantadoras dentro da MPB. Ela era como uma espécie de “hostess da música brasileira”, onde além de apresentar a festa, também fazia parte dela. E nessa festa, grandes canções foram criadas. Aqui, separamos algumas delas:
Sinais de Fogo
Não existe um hit mais hit para Preta Gil do que Sinais de Fogo. Composta por Ana Carolina como um presente para Preta, a música abraçou especialmente o público feminino LGBT + e se tornou um grande hino sendo cantada, inclusive, por outras vozes.
Que é isso neguinho
Um clássico do carnaval carioca, Que é Isso Neguinho era indispensável no bloco da Preta, que passeava pelas ruas do Rio de Janeiro. É irreverente e divertida, assim como a artista sempre foi.
Stereo
Outra canção festiva e cheia de elementos pop, Stereo sempre fez parte dos shows da cantora e era esperada pelos fãs. Um momento onde os shows de preta viravam uma verdadeira pista de dança.
Meu corpo quer você
Libertadora e cheia de atitude. Com composição de Naldo Benny, ritmada e cheia de malemolência, Meu Corpo Quer Você foi outra parte fundamental dos shows de Preta.
Meu Xodó
Depois de um hiato na carreira, Preta Gil voltou ao estúdio em 2022 e chamou o filho Francisco Gil para falar de afeto familiar e momentos de carinho.
Daqui, a gente celebra todo esse legado que ela nos deixou pra sempre com uma grande festa!