Meio nova-iorquino, meio chileno, o DJ e produtor Nicolas Jaar nasceu nos Estados Unidos, mas foi ao pé da cordilheira dos Andes que cultivou a maior parte de suas influências.
+ Leia Também + Quem é o compositor do tema de abertura da série Pablo e Luisão
Anos depois, em uma viagem pelo deserto de Sonora, no México, Jaar conheceu Alma Keita e Nikita Quasim. Eles se tornaram parceiros em outras viagens sonoras pela música eletrônica.
Elementos latinos e paisagens sonoras
Essas influências latinas aparecem em faixas como Mi Mujer, El Bandido e Cenijas. Porém, a sonoridade vai além do idioma onde Jaar incorpora elementos regionais do Chile e do México em suas produções.
O resultado é uma experiência transcendental e, por vezes, mística. Mesmo que ainda transite por brechas da música eletrônica comercial, sua criação segue outra rota. O jazz, o minimalismo e o experimentalismo também integram seu repertório.
Ópera de Arame
No dia 1º de agosto, Nicolas Jaar se apresenta em Curitiba. O show acontece na Ópera de Arame, com banda completa. A produção é do selo Gop Tun e do festival Planeta Brasil.
A expectativa é de uma apresentação imersiva, que transforme o ambiente da Ópera em um verdadeiro universo em expansão.
Participações especiais
Além de Jaar, o evento traz a colombiana Ela Minus, que cria música eletrônica ao vivo com máquinas analógicas. A noite terá também a participação da brasileira Cauna, conhecida por sets que exploram atmosferas e contrastes.
O artista também integra o projeto Darkside, ao lado do músico Dave Harrington. Suas trilhas já atravessaram o cinema, a dança e exposições de arte.
Nicolas Jaar
Onde: Ópera de Arame – R. João Gava, 920 – Abranches, Curitiba
Quando: 1º de agosto, a partir das 19h
Quanto: Ingressos a partir de R$ 130