Com foco na descentralização do mercado audiovisual, o NordesteLAB retorna a Salvador entre os dias 5 e 8 de agosto, no Goethe-Institut. A iniciativa reúne profissionais de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em uma programação que mescla formação, articulação política e oportunidades de negócios com grandes players da indústria do entretenimento.
+ Leia Também + Com Negra Li e entrada gratuita, Festival Afro de Curitiba chega à 2ª edição
Nesta edição, o evento promove rodadas de negócios entre criadores e representantes das maiores plataformas de streaming atuantes no Brasil, como Netflix, Prime Video, Globoplay, HBO Max e Paramount. Juntas, essas plataformas concentram mais de 70% dos assinantes brasileiros. Produtoras como Vitrine Filmes, Gullane+, Paris Entretenimento e Downtown também estarão presentes em busca de projetos que dialoguem com a diversidade de olhares e histórias brasileiras.
Além dos encontros comerciais, a programação inclui painéis, oficinas e atividades formativas voltadas à capacitação técnica e estratégica de realizadores independentes. O público poderá participar gratuitamente de mesas temáticas sobre temas como “A utilização de imagens de arquivo em documentários”, “Mulheres e o sucesso das séries latinas” e “Preparando a indústria para o futuro”.
O evento também oferece masterclasses, clínicas jurídicas, de negócios internacionais e de distribuição de impacto. Há ainda espaço para talentos em formação, com a realização do Pitching Universitário.
Um dos destaques da agenda é a mesa “Reforma Tributária e o Impacto no Setor Audiovisual”, marcada para o dia 7 de agosto, às 14h30. Participam João Nobre (SERT-MF), André Horta Melo (CONSEFAZ), Danielle Barros (SECULT-RJ e Fórum dos Secretários) e Gustavo Amaral (APRO), com mediação de Gabriel Pires.
O NordesteLAB é uma realização do Laboratório Audiovisual e do projeto Audiovisual em Todos os Eixos. Conta com o patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca, SalCine e Aliança Francesa.
O projeto foi contemplado pelos editais Gregórios – Ano IV e Paulo Gustavo Bahia, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura de Salvador, Governo do Estado da Bahia e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
NordesteLAB 2025
Onde: Goethe-Institut (Corredor da Vitória), Salvador – BA
Quando: 5 a 8 de agosto
Quanto: Entrada gratuita (mediante inscrição no site)