Patrimônio Vivo de Pernambuco, a coquista de roda Ana Lúcia Nunes da Silva, a Mestra Ana Lúcia, viaja pela primeira vez ao exterior aos 81 anos. Líder do pastoril Estrela de Belém e do grupo Acorda Povo, ela levará seu repertório e experiências para Portugal entre 13 e 26 de agosto.
+ Leia Também + Filme conta a história do rei dos “papagaios de pirata”
A agenda inclui shows, oficina e residência artística ao lado de integrantes de seus grupos Raízes do Coco e Estrelinhas do Coco. O projeto, que conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, amplia a troca cultural entre Brasil e Europa.
Discípula de Dona Jovelina, referência do coco em Pernambuco, e filha de Severino Nunes, Ana Lúcia vive desde o nascimento no Alto do Sarapião, ao lado do Farol de Olinda, no bairro do Amaro Branco. Lá, dedica-se diariamente à preservação e transmissão da cultura popular.
“É uma alegria muito grande, aos 81 anos, me apresentar pela primeira vez em outro país. Quero levar a bandeira de Pernambuco com sinceridade e orgulho da nossa cultura. É um reconhecimento depois de tantos anos de trabalho e dedicação”, afirma.
Troca de saberes
Foto Mathues Sá/Secult/PE
A turnê começa no Porto, com residência artística junto ao Coco dos Quatro Cantos, grupo internacional formado por brincantes de coco de roda de diferentes países. O carioca Edvandro Santos, integrante do coletivo, destaca a relevância do encontro.
“A vinda da Mestra Ana Lúcia é uma honra muito grande. Queremos mostrar aos europeus quem ela é e aprender com sua trajetória. Alegria, honra e gratidão definem o que sentimos”, diz.
No mesmo dia, a mestra e o grupo se apresentam no Terra Solta, espaço cultural com palco ao ar livre no centro do Porto.
Em 14 de agosto, Ana Lúcia segue para Coimbra, onde se apresenta no Salão Brazil do Jazz ao Centro Clube. O repertório traz músicas dos grupos Raízes do Coco e Estrelinhas do Coco. Após o show, será exibido o filme A Rua é Nossa – Acorda Povo da Mestra Ana Lúcia (2024), dirigido por Rui Mendonça e Zé Diniz, que registra a procissão junina do Acorda Povo em Olinda.
Encerramento no Festival Andanças
A última parada será em Reguengos de Monsaraz, no 25º Festival Andanças, evento que valoriza práticas sustentáveis e mestres da cultura popular de várias partes do mundo. Ana Lúcia ministrará a oficina Dança e Oralidade e fará show com repertório tradicional.

“Para ser mestre, é preciso ter alunos. Já formei muita gente e estou na quarta geração, ensinando até as netas das minhas pastoras. O coco, o pastoril e o Acorda Povo são motivo de alegria para mim”, reforça.
Registros e difusão
Toda a turnê será registrada em vídeo para a produção de um filme, que será exibido em cinco escolas públicas de Pernambuco. As exibições terão a presença da mestra e integrantes do Estrelinhas do Coco, fortalecendo a preservação e a difusão do patrimônio cultural imaterial do estado.
O projeto é realizado pela Buruçu, que já promoveu outras ações de intercâmbio cultural, como Meu Balão Vai Voar em Portugal, com Mestre Barachinha e o Maracatu Estrela de Tracunhaém, e PE em Moçambique, que reuniu o Coco Raízes de Arcoverde e artistas moçambicanos.
Projeto: Todo o Mundo Tem um Amor, com Mestra Ana Lúcia
Quando: 13 a 26 de agosto de 2025, em Portugal
13/08 – Residência artística e show com Coco dos Quatro Cantos, no Terra Solta, Porto
14/08 – Show e exibição do filme A Rua é Nossa – Acorda Povo da Mestra Ana Lúcia, no Salão Brazil do JACC – Jazz ao Centro Clube, Coimbra
16/08 – Oficina Dança e Oralidade e show no 25º Festival Andanças, Reguengos de Monsaraz