Nesta semana, Maria de Fátima rolou escada abaixo em Vale Tudo em uma tentativa frustrada de perder o bebê que espera e que pode ser de seu amante, César.
Isso não é novidade, Nazaré ficou conhecida por empurrar suas vítimas das escadarias e os fãs de novela já sabem, se tem degrau, tem perigo.
+ Leia Também + E na cena do vestido, valeu tudo?
Não importa em qual faixa de horário e qual seja o enredo, toda novela se rende a um clichê. Eles são marcadores do gênero e ajudam a história a seguir em frente.
Elencamos aqui alguns dos mais clássicos clichês de novela:
1- Casamento no último capítulo
A reta final de toda novela é cheia de emoção e, claro, não poderia faltar um casamento para coroar o amor dos mocinhos que passaram por poucas e boas durante mais ou menos 150 capítulos. Adicione véu e grinalda, uma igreja cheia com todos os coadjuvantes e um beijo no final que temos o casamento perfeito.
2- Quem matou?
Rondando os últimos capítulos também está o clássico mistério: “Quem matou?”. Típico de novela das 9, esse suspense alavanca a audiência e cai na boca do povo. Vale Tudo promete mudar o assassino original de Odete Roitman e surpreender os telespectadores.
3 – Enjoou? Desmaiou? Só pode ser gravidez
Se uma mulher em cena começa a passar mal, desmaiar ou correr para o banheiro com as mãos na boca, pode cravar: é gravidez! Os sinais de uma gestão costumam ser os mesmos, ajudando o público a prever a história.
4 – Quem é o pai?
Falando em gravidez, muitas são contestadas e precisam ser comprovadas por meio de exames, como o de DNA. Em novelas, comprovar a paternidade é tão fácil e rápido quanto um mero exame de sangue.
5 – Amor à primeira vista
Basta um olhar e é amor. Em O Clone, Jade e Lucas se apaixonam na primeira vez em que se olham e assim selam seu destino. Você acredita em amor à primeira vista? Os autores de novela acreditam.
6 – Cadê o porteiro?
De manhã ou tarde da noite, espere o inesperado. Uma visita surpresa irá bater na porta de um personagem, mesmo que ele more em prédio que supostamente deveria ter porteiro ou, quem sabe, portaria eletrônica. São esses pequenos atentados a lógica que fazem das novelas um deleite.
7 – Só tinha uma locação no Projac
Os mocinhos brigam, arrumam novos pares e decidem sair para jantar, acontece que na cidade cenográfica existe apenas um restaurante, causando um belo de um climão, com direito a troca de olhares intensos. Um clássico.
8 – Falha de comunicação
O famoso “disse me disse”. Alguém escuta algo errado, lê uma mensagem que não devia, assume outra coisa e toma medidas drásticas. Os mocinhos são as principais vítimas das falhas de comunicação.
9 – Só vou pegar uma coisinha
As casas nas novelas sempre têm mesas de café da manhã recheadas, como a maioria é comida cenográfica, os personagens tendem a chegar e dizer que estão com pressa e não podem ficar. Ou então, comem só uma coisinha, ignorando o montante pornográfico de comida.