O novo trabalho da Rumo de Cultura, CHOQUE, estreia em 1º de outubro de 2025, no Miniauditório do Teatro Guaíra, em Curitiba. A temporada segue até 19 de outubro, de quarta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes das sessões.

+ Leia Também +

A obra se inspira no conceito de choque formulado por Walter Benjamin, investigando a experiência de corpos anestesiados, precarizados e atravessados por estímulos externos. Em cena, Carmen Jorge, Elke Siedler e Juliana Adur oferecem três versões de um circuito particular que, sobreposto, gera um coletivo de intensidades.

Entre o riso e o choro, o canto e o gemido, a sombra e a nitidez, as intérpretes criam trajetos únicos que se cruzam e se multiplicam.

Carmen Jorge, Elke Siedler e Juliana Adur em cena de “CHOQUE”, novo trabalho da Rumo de Cultura. Foto: Milla Jung

A dramaturgia e direção são de Fernando de Proença. As dançarinas experimentam estados de corpo como escuta, tosse, contaminação, sacudida e descanso. Ao compartilhar essas experiências, revelam a devoção à dança diante da plateia, tensionando poder e fragilidade.

A metáfora da cena é pública e envolve também a iluminação assinada por Beto Bruel e Lucas Amado, que não divide, não recorta nem sublinha. A luz se abre e incorpora o público ao espaço, convidando-o a experimentar verbos como sentar, olhar, calar, pensar — e tossir.

O espetáculo também propõe desajustes e equilíbrios radicais. Entre a parada de cabeça e a pausa silenciosa, o trio provoca tremores que reverberam no palco e na plateia. São movimentos que reiteram o gesto: provar, de novo, que dançam.

Conversas e acessibilidade

Além da temporada, o projeto promove a conversa pública “Clínica do Processo”, no dia 4 de outubro, às 17h30, no Miniauditório, com a equipe da peça e a psicanalista Elenize Dezgeniski, que acompanhou a criação.

Explosão de intensidades corporais em “CHOQUE”, dirigido por Fernando de Proença. Foto: Milla Jung

Durante o primeiro semestre, o projeto ofereceu aulas gratuitas ministradas pelas intérpretes e um seminário sobre Walter Benjamin e o conceito de choque, conduzido pela professora doutora Fátima Costa de Lima.

Realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, o trabalho conta com incentivo da UNINTER e da FIAT/Florença.

CHOQUE

Onde: Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito – Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba)
Quando: 1 a 19 de outubro de 2025. Quarta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Quanto: Entrada franca (retirada de ingressos 1h antes)

No dia 7 de outubro, haverá uma sessão fechada para o público cego, com audiodescrição.

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile