Quatro horas é mais ou menos o tempo que pode demorar uma apresentação de uma ópera completa em uma das grandes casas que as recebem pelo mundo.
Foi também o tempo em que se esgotaram os ingressos do concerto “Bizet e seus Contemporâneos”, inédito no Brasil e que a Ópera de Paris, maior casa lírica francesa e uma das mais importantes do mundo, traz ao Teatro Guaíra, em Curitiba.
+ Leia Também + Por que ‘Porgy and Bess’ é um marco da cultura ocidental
Parte da agenda especial da Temporada França-Brasil, o concerto terá apresentação única no dia 8 de outubro, às 20h30, e contará com a regência do renomado maestro Gabriel Rhein Schirato e a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Centro Cultural Teatro Guaíra.
O concerto marca o retorno da Ópera de Paris ao país de Carlos Gomes após 23 anos. E o programa da apresentação é uma espécie de coletânea, de greatest hits, das extraordinárias melodias, peças líricas e duetos compostos por Georges Bizet (1838-1875) e, como o título do concerto diz, alguns dos compositores que dialogavam com sua obra na segunda metade do século XIX.
Ao todo, são 15 composições do autor francês e de outros criadores como Massenet, Gounod e Saint-Saëns. Alguns dos temas de Bizet que transcenderam o espectro da música de concerto, como as árias “Habanera” e a “Valsa do Toureiro”, ambas da ópera Carmen, estão no repertório do concerto, que estreou no Palais Garnier neste ano e foi calorosamente recebido pelo público francês.
Solistas de todo mundo
O repertório será interpretado pelo corpo de residentes da Ópera de Paris, formado por solistas de diversas partes do mundo. A cada temporada, a Academia da Ópera de Paris recebe jovens artistas de diferentes nacionalidades em seu programa de residência, voltado ao aperfeiçoamento técnico e artístico.
Mais de 30 artistas estão em residência na temporada 2025/2026. Amandine Portelli (França), Bergsvein Toverud (Estados Unidos e Noruega), Clemens Frank (Áustria), Daria Akulova (Ucrânia), Isobel Anthony (Estados Unidos), Lorena Pires (Brasil), Luis Felipe Sousa (Brasil) e Sima Ouahman (França) compõem o elenco internacional da temporada.
Desde 1985, as Temporadas Cruzadas promovem o intercâmbio artístico entre a França e diversos países. Em 2025, Brasil e França se reencontram vinte anos após a primeira Temporada Brasileira na França, “Brasil, Brasis”. Com apoio dos governos de ambos os países, a nova edição busca renovar os laços culturais e incentivar novas colaborações, colocando a arte como elemento central da diplomacia entre as nações.
Ópera Pop
Voltando a Bizet, Carmen é talvez a ópera mais pop da história, mas curiosamente, quando estreou em 1875, foi mal-recebida pelo público e, principalmente, pela crítica parisiense. Bizet faleceu antes de saber que ela seria uma das óperas mais executadas do mundo, cultuada, imitada e parodiada. Os concertos da Ópera de Paris no Brasil — e em Curitiba em especial — são a chance de vê-la o mais perto possível do conceito original e entender por que “o amor é um pássaro rebelde que não se consegue domar”.
Bizet e seus Contemporâneos
Onde: Teatro Guaíra – Curitiba (PR)
Quando: 8 de outubro, às 20h30
Quanto: Ingressos esgotados